sexta-feira, 12 de março de 2010

Multa para Metrô, SuperVia e Barcas

Fonte: O Dia

Os problemas provocados por falhas e superlotação no metrô podem custar caro à concessionária que administra o serviço no Rio. O Núcleo de Defesa do Consumidor, da Defensoria Pública do Estado, entrou com ação na Justiça pedindo que a Metrô Rio seja condenada a pagar multa de R$ 1 milhão. Os defensores também pedem que a punição seja estendida à SuperVia e à Barcas S/A.

Na ação impetrada na 4ª Vara de Fazenda Pública, os defensores pedem ainda que a Agência Reguladora de Serviços de Transportes (Agetransp) seja obrigada a distribuir folhetos informativos sobre o órgão.

Segundo eles, pesquisa realizada com usuários do setor mostra que apenas um em cada 100 conhece a Agentransp e suas atribuições. Por isso, em vez de postos de ouvidoria, os defensores pedem que folhetos informativos sejam distribuídos à população em locais de grande circulação, como a Central do Brasil.

Ontem o dia começou com mais transtornos para os passageiros do metrô. Falha no sistema de ar comprimido de uma composição que seguia pela Linha 2 paralisou o serviço logo às 5h50. Na hora da pane, a composição que estava entre as estações Vicente de Carvalho e Irajá seguia no sentido Pavuna. Os passageiros tiveram que desembarcar e esperar nova composição. O serviço só foi normalizado às 8h30. Por causa da pane, o intervalo entre os trens na Linha 2 passou de seis para 16 minutos.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, os problemas só serão resolvidos com a chegada dos 114 novos trens, prevista para o fim de 2011. No seminário nacional metroferroviário que está sendo realizado no Rio, o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza, disse que estuda dobrar o número de trens pedidos.

3 comentários:

  1. São 114 novos trens ou 114 novos carros que comporão um menor número de trens?

    ResponderExcluir
  2. Daniel, por ser tratar do Metrô Rio, com certeza são 114 carros.

    ResponderExcluir
  3. Se os problemas só serão resolvidos ao fim de 2011, o que faremos até lá?
    O senhor Joubert Flores, não pode falar sério quanto a isso.
    O problema do metrô se resolve fácilmente, desativa a Linha 1a, baldiação no estácio, coloca nas entradas das estações paineis informando de problema ocorridos e o tempo entre os trens, devemos ter escolha! Porque uma vez que você tenha passado pela roleta, dificilmente, por mais que demore muito, você vai simplesmente sair e perder R$2,80.
    Devemos ser informados antes de entrar na estação das condições de trafego do metrô.

    ResponderExcluir