terça-feira, 9 de março de 2010

Agetransp abre processo para investigar problemas na Linha 1A do Metrô

Fonte: O Globo

RIO - A Agência Reguladora de Serviços Público Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) anunciou nesta terça-feira que abrirá processo regulatório para avaliar as condições de operação do metrô desde a inauguração da Linha 1A, que liga a Pavuna a Botafogo. O processo investigará os diversos problemas ocorridos no transporte metroviário carioca nos últimos meses e terá início a partir da manhã desta quarta-feira, quando o Conselho Diretor do órgão discutirá o tema em reunião interna.

De acordo com a Agetransp, a Metrô-Rio foi notificada oficialmente no dia 23 de fevereiro, quando foram solicitadas explicações em relação às constantes falhas no serviço. A resposta da concessionária, no entanto, foi considerada insatisfatória.

Ainda em fevereiro, a Agência Reguladora havia estipulado um prazo de quinze dias para a melhoria no funcionamento da nova linha do metrô. Contudo, as falhas permaneceram. No início de março, um problema nas composições causou transtornos para os passageiros e fez com que a concessionária retomasse temporariamente o sistema com baldeação na estação do Estácio.

A Metrô-Rio também enfrenta problemas com o Ministério Público Estadual. Na semana passada, a concessionária já havia sido intimada pela 6ª Vara Empresarial do Rio a prestar esclarecimentos em relação à superlotação nos trens. A ação, movida pelo MP-RJ, propõe ainda o restabelecimento do antigo itinerário, com baldeação no Estácio, até que sejam avaliadas as condições de operação. O prazo para a concessionária se manifestar expirou na última segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário