sexta-feira, 12 de março de 2010

Metrô: composição apresenta novos problemas e para na Estação Arcoverde, em Copacabana

Fonte: O Globo

Um trem ficou parado por sete minutos, no início da tarde desta sexta-feira, na estação Cardeal Arcoverde do metrô. As vendas de bilhetes chegaram a ser suspensas nas três estações de Copacabana (Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo) e na da Praça General Osório, em Ipanema, por volta das 13h45m. De acordo com a companhia, a interrupção durou apenas três minutos, prazo necessário para que o trem defeituoso pudesse dirigir-se para a manutenção sem prejudicar outras composições. Em comunicado divulgado mais cedo e posteriormente retificado, a empresa chegou a afirmar que a pausa teria sido de 13 minutos, quase o dobro tempo depois anunciado.

Segundo a Metrô-Rio, os transtornos foram causados porque uma composição, que seguia em direção a Ipanema, apresentou problemas na tração e não conseguiu dar partida. Por causa disso, outro trem também teve que ficar parado na estação de Botafogo, provocando atrasos na Linha 1. Ainda de acordo com a Metrô-Rio, o problema foi contornado às 14h.

Não à toa, a Metrô-Rio foi eleita pelos internautas do GLOBO a pior concessionária de serviços públicos em atuação na cidade. Entre 2008 leitores, a empresa recebeu 31,42% (631) dos votos. Em segundo lugar veio a Light, com 14,64% (294), seguida pela SuperVia, em terceiro, com 6,57% (132).

Nos últimos meses, as denúncias de leitores sobre falta de luz em vagões do metrô, fungos em composições e até mesmo um aguaceiro que molhou passageiros , já demonstravam as insatisfações dos usuários do transporte. Os problemas com o metrô se agravaram após a inauguração da Linha 1A, que faz a conexão direta Pavuna-Botafogo. Já no dia seguinte ao início do novo sistema, houve superlotação nas estações e nove pessoas passaram mal e precisaram ser atendidas.

Na última quarta-feira, um trem da Linha 2 do metrô que fazia a ligação direta Botafogo-Pavuna ficou parado por 25 minutos entre as estações Central do Brasil e São Cristóvão, por volta das 20h. Impedidos de desembarcar, os usuários ficaram presos em vagões sem luz e sem ar-condicionado. Algumas pessoas saíram carregadas. No mesmo dia, pela manhã, uma composição da Linha 1 apresentou defeito no sistema de tração quando chegava à Estação Flamengo . A Agência Reguladora de Serviços Público Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) anunciou na terça-feira que abrirá processo regulatório para avaliar as condições de operação do metrô desde a inauguração da Linha 1A . Em fevereiro, a agência já havia estipulado um prazo de quinze dias para a melhoria no funcionamento da nova linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário