domingo, 7 de março de 2010

Metrô: Temporal alaga ruas e paralisa Linha 2

Fonte: O Dia

O temporal que caiu no fim da tarde de ontem deixou motoristas e pedestres ilhados no Rio e Niterói. Pouco minutos após o início da chuva, já havia ruas alagadas, rios transbordando, casas invadidas pela água e pelo menos 20 árvores caídas — 12 só em Irajá. Duas árvores atingiram, em trechos diferentes, a Linha 2 do metrô, que ficou paralisada. No Rio Comprido, duas casas desabaram, deixando quatro pessoas soterradas. Em Anchieta, também houve desabamento de duas casas, com 11 soterrados.

Como a previsão é de mais chuvas fortes para hoje, a Defesa Civil emitiu comunicado sobre o risco de desabamentos de encostas, principalmente no Centro e Jacarepaguá. Durante o temporal, o órgão recebeu 40 chamados. Um deles para o shopping Barra Point, na Barra da Tijuca, onde o teto de gesso cedeu, mas ninguém se feriu. No Rio Comprido, duas casas desabaram e quatro pessoas ficaram soterradas. Em Anchieta, deslizamento de encosta derrubou duas casas. Seis pessoas foram resgatadas com ferimentos e cinco permaneceram soterradas até a madrugada. Na Avenida Niemeyer, na altura do número 121, houve queda de árvore, fechando o trânsito nos dois sentidos. Houve ainda um deslizamento sem gravidade em Madureira. A chuva deixou às escuras ruas de São Cristóvão, Tijuca, Ilha do Governador, Praça Seca, Botafogo, Cosme Velho, Ipanema e Leblon. O apagão durou duas horas.

Os rios Maracanã e Acari e o canal da Av. Presidente Vargas transbordaram, invadindo as pistas e os pontos de ônibus. Na Rua Gomes Freire, no Centro, a água chegou até o segundo andar de um bar. Clientes tiveram que buscar refúgio no terceiro pavimento do imóvel.

Vias importantes como as avenidas Marechal Rondon, em Vila Isabel, e Radial Oeste, altura da Praça da Bandeira, e as ruas São Francisco Xavier, na Tijuca, e 24 de Maio ficaram alagadas. Na Zona Sul, o transtorno maior foi na Lagoa e no Jardim Botânico. A água checou a cobrir os carros. Em Niterói, ruas de Icaraí e São Francisco também inundaram.

Quem optou pelo metrô passou sufoco. A Linha 2 ficou parada por mais de três horas. Às 18h45, uma árvore caiu sobre o muro da estação de Vicente de Carvalho e a grade de proteção despencou sobre quatro vagões, quebrando vidraças, mas ninguém se feriu. As composições só trafegaram entre Estácio e Maria da Graça. Mas às 19h20 outra árvore caiu próximo à estação de São Cristóvão, interditando completamente o serviço até por volta de 21h. Os trens só voltaram a circular entre Estácio e Maria da Graça.

QUEDA DE ÁRVORE

Parte de uma árvore centenária caiu ontem à tarde sobre três idosos no Largo do Machado. Com escoriações, as vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. O aposentado Sebastião Anestor, 56 anos, que estava com o grupo, conseguiu escapar, mas a bicicleta dele ficou totalmente destruída.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os idosos — identificados como Idalina, Enrico e José Maria — passaram por exames e sofreram cortes no corpo, mas o estado de saúde deles não é grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário