quarta-feira, 24 de março de 2010

Metrô: Desrespeito à decisão da Justiça em pane de ontem

Presenciei, no início da noite passada, a pane elétrica que aconteceu no Metrô Rio. Consegui gravar boa parte do problema e, como podem ver, é bem diferente do que foi publicado n'O Dia.



A composição seguia normalmente em sentido à Pavuna e aguardava a entrada de passageiros na estação Nova América/Del Castilho, quando a luz do vagão enfraqueceu e o ar-condicionado foi desligado. Apesar disso, as portas do carro foram fechadas, como se o trem fosse seguir.

Cerca de dois minutos depois, as portas se abrem novamente (há um aviso comum apenas dizendo para não se apoiar nas portas) e as pessoas começam a descer. A plataforma já está ficando cheia e não há nenhuma informação. N'O Dia é dito que "Os passageiros foram avisados do problema pelo sistema de som". Não consegui entender nada, pois estava extremamente abafada a única coisa que foi dita pelo sistema de som da estação.

Eu e um grupo de usuários decidimos procurar algum agente ou segurança para obtermos mais informações. Quando conseguimos encontrar um segurança, ele nem sequer para para falar conosco e só diz algo como "Faltou luz aí. Para de filmar, valeu?" Questiono o motivo de eu não poder filmar e ele só insiste para que eu não o faça. Obviamente, voltei depois, principalmente por isso se enquadrar como censura e eu ter o direito de reportar eventos danosos.

Notamos que havia gente entrando na plataforma ainda, perguntando o que estava acontecendo. Perguntamos se não haviam sido avisados, e negaram. De fato, quando chegamos nas catracas, pessoas entravam normalmente.

De acordo com a decisão da Juíza Maria da Penha Victorino, "entre as determinações da Justiça, na decisão de segunda-feira, está a de que a empresa interrompa a venda de bilhetes quando as estações estiverem lotadas, além de informar passageiros sobre panes." O Metrô Rio desrespeitou as duas coisas.

Após muitas reclamações e avisos de que precisavam aguardar o pronunciamento de alguém, os seguranças finalmente começaram a liberar os bilhetes de devolução.

Finalmente, consegui a devolução do meu bilhete. Mas, diferente do que consta na reportagem d'O Dia, onde diz que foram apenas 10 minutos de paralisação, saí 15 minutos depois e, às 18h25min o trem sentido Pavuna ainda estava parado na estação, apesar de o trem sentido Central já ter partido há mais de 5 minutos. Neste momento, desisti e fui embora.



Felizmente tive mais sorte que o usário @LeonardoARocha que, pelo que entendi, ficou preso entre Maracanã e Triagem.

Por @victorhsbraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário