segunda-feira, 22 de março de 2010

Metrô Rio afasta operador que errou trajeto de trem da Linha 2

Fonte: O Globo

O Metrô Rio afastou o operador do centro de controle de tráfego que, na quinta-feira, errou a programação da rota do trem da linha 2, que seguia de Botafogo com destino à Pavuna, levando a composição a seguir no sentido da Linha 1 até a estação Estácio. O funcionário, que trabalha há 31 anos na empresa, passará por nova capacitação até que seja considerado apto a reassumir a função. A concessionária também esclareceu à Agetransp - agência que regula os transportes públicos no estado - que o incidente não acarretou em falta de segurança e risco ao passageiro.

(Leia mais: Desconto em horário especial começa na segunda-feira)
A concessionária informou que fornece treinamento de dois anos para a equipe de operadores. Atualmente, 40 profissionais se revezam em turnos de 6 horas para monitorar durante 24 horas o transporte dos 550 mil passageiros que usam o metrô diariamente. Nos últimos dois anos a concessionária diz ter investido cerca de R$ 40 milhões para modernizar o Centro de Controle de Tráfego. Ainda segundo a empresa, não houve qualquer risco na operação de manobra. O tráfego de trens nas duas linhas não chegou a ser afetado. O tempo de viagem da composição que seguiu o caminho errado aumentou 10 minutos.

"O sistema de controle e sinalização do Metrô é automatizado e extremamente seguro, monitorando em tempo real o itinerário de cada trem e a situação nas estações, trens, túneis, mezaninos, bilheterias e plataformas" - afirmou, em nota, a empresa.

Na manhã desta sexta-feira, no entanto, o metrô voltou a operar com intervalos irregulares entre as 5h e 10h. Segundo a concessionária, o atraso foi provocado por uma pane no sistema de controle dos intervalos das composições. Por volta das 8h, as estações ficaram muito cheias. A concessionária informou que colocou então dois trens extras no percurso Central - General Osório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário