segunda-feira, 22 de março de 2010

Metrô: Tarifa reduzida do começa hoje

Creio que tenha um erro no quarto parágrafo do texto, mas vale tomar conhecimento da notícia.

Fonte: O Dia

A partir de hoje, o usuário do metrô terá um bom motivo para ir trabalhar mais cedo. Das 5h às 6h, a passagem unitária cai de R$ 2,80 para R$ 1,50, um desconto de 46%. A iniciativa — da Metrô Rio e do governo do estado — tem como objetivo usar a passagem mais barata para mudar a rotina de parte dos passageiros e, com isso, diminuir a superlotação nos trens durante o horário de pico, que vai das 6h30 às 9h30.

A redução da tarifa só vale para os cartões da promoção, que podem ser comprados em qualquer uma das 34 estações e nos ônibus da linha Metrô. Seu uso é permitido de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

A concessionária ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas vão antecipar a ida ao trabalho para economizar. Já a Secretaria Estadual de Transportes espera que até 10 mil pessoas passem a pegar o metrô mais cedo. No período mais movimentado da manhã, cerca de 190 mil pessoas viajam nas composições, o que representa 35% do total diário de passageiros.

Se o desconto no valor da passagem é motivo de comemoração, passageiros dizem o mesmo sobre o serviço, que nos últimos meses vem apresentando problemas frequentes, como superlotação, atraso nas viagens e até erro de trajeto da composição.

Devido aos problemas e às reclamações dos usuários, a Agência Reguladora de Transportes abriu processo contra a concessionária, a Defensoria Pública do Estado entrou com ação na Justiça e a juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 6ª Vara Empresarial, determinou, na última terça-feira, um prazo de 30 dias para que o Metrô Rio melhore a qualidade dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário