sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Trem: Supervia responte ao Diários sobre Trilhos

A Supervia lançou recentemente um blog. Aproveitamos a oportunidade para realizar algumas perguntas.

Composições com ar condicionado
Desde o início da administração, em 1998, – quando não havia nenhum trem com ar condicionado – a empresa vem renovando sua frota, com reforma e aquisição de novos trens com ar condicionado. Esse processo é gradativo e atualmente apenas 22% da frota têm ar condicionado. Esses trens fazem viagens em todos os ramais, preferencialmente em trajetos mais curtos, para possibilitar um maior número de viagens ao longo do dia e, consequentemente, beneficiar um maior número de passageiros. Atualmente, a SuperVia tem uma frota de 160 trens operacionais, sendo 38 com ar condicionado (20 novos e 18 reformados), 73 de aço inox (que podem ser reformados com a colocação de ar condicionado) e 49 de aço carbono (que serão substituídos nos próximos anos). Em 2011, mais 37 novos trens com ar condicionado entrarão em circulação, melhorando significativamente o serviço.


Diário sobre Trilhos: Vocês não acham que ter apenas 22% das composições com ar-condicionado após 11 anos um número muito baixo?
Supervia: O processo de renovação e ampliação da frota é gradativo e vem ocorrendo. Para se ter uma idéia, quando se faz uma negociação para fornecimento de trens, o prazo para entrega da primeira composição é de 24 meses. Desta forma, entendemos que a empresa está no caminho certo e o número atual de trens com ar condicionado, apesar de não ser satisfatório às exigências dos clientes, mostra que tanto a empresa quanto o Governo do Estado estão empenhados em melhorar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro.

Diário sobre Trilhos: Uma outra dúvida, que não foi abordado no texto de vocês, diz respeito a fiscalização.
Qual o papel dos agentes de segurança? Por que eles não coibem a ação dos vendedores ambulantes?
Hoje, além de trens lotados nos ramais Santa Cruz e Saracuruna, os clientes ainda são obrigados a conviver com os ambulantes e seus isopores gigantes.
Problema esse que começa ainda na Central do Brasil.

Supervia: A SuperVia possui cerca de 700 profissionais, entre vigilantes e agentes de controle, que tem como objetivo informar, orientar e garantir o bem-estar e a integridade dos passageiros. A repressão ao comércio ilegal é realizada com o apoio dos órgãos públicos, mas reconhecemos que ainda existe essa prática no sistema e estamos em contato com as autoridades competentes a fim de intensificarem as ações de fiscalização. Também promovemos campanhas de conscientização para os passageiros não adquirirem produtos sem garantia de validade e procedência.
Mas reconhecemos que ainda existe a prática do comércio ilegal e estamos informando as autoridades competentes a fim de intensificarem as ações de fiscalização. Também promovemos campanhas de conscientização para os passageiros não adquirirem produtos sem garantia de validade e procedência.


Diário sobre Trilhos: Para finalizar, voltando a manutenção dos carros existentes, como explicar essas imagens postadas no nosso blog:
E chove la fora
Um trem do ramal Santa Cruz, em um dia de chuva. As imagens apresentam um vazamento do teto. Não uma simples goteira, mas sim uma “torneira” de água através do sistema de ventilação do trem.

A Supervia não se manifestou em relação as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário