sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Metro: Secretaria de Transportes irá rever as metas de intervalo entre as composições do Metrô Rio

Fonte: O Globo

A audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) sobre as deficiências no funcionamento do metrô, realizada na tarde desta sexta-feira, terminou com a promessa do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, de revisar, na próxima semana, os aditivos do contrato entre a concessionária Metrô Rio e o Governo do Estado que fixam um tempo máximo de intervalo entre as composições. A ideia seria aumentar o intervalo fixado para se adequar à nova realidade do metrô.

O diretor de Relações Institucionais do Metrô Rio, Joubert Flores, presente à audiência, disse que a concessionária tem mantido um intervalo de 5 minutos e 30 segundos para as linhas 1 e 2. Os deputados, no entanto, exigiram da empresa o cumprimento dos intervalos previstos nos aditivos ao contrato. Segundo o texto, o tempo entre as composições não deve passar de 4 minutos e 45 segundos na Linha 1, e de 6 minutos e 30 segundos na Linha 2. Antes da definição desse intervalo, o tempo de espera previsto no contrato original era de 3 minutos na Linha 1.

A Agetransp - agência que regula os transportes públicos no estado - alegou não ter como fiscalizar formalmente o cumprimento dos tempos porque o aditivo que os fixou, em 2007, deveria ter sido revisto pelo estado em 180 dias, o que jamais chegou a ocorrer. Já o deputado Alexandre Molon (PT) argumentou que, se os aditivos não foram revistos, valeria o que estava escrito. Neste caso, o Metrô Rio, segundo as informações passadas por Joubert Flores, estaria operando com um intervalo acima do máximo permitido para a Linha 1, e abaixo dele para a Linha 2.

Na terça-feira, o metrô parou por 40 minutos após um trem apresentar problemas no sistema de ar comprimido, responsável pela locomoção, e parar na estação Central do Brasil, bloqueando a passagem. Como as duas linhas estão interligadas, houve um efeito cascata em quase todo o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário