terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Metrô: Agetransp dá prazo de 15 dias para que Metrô Rio solucione problemas

Fonte: O Globo

Após informar que não se manifestará sobre o pedido do Ministério Público para que a Justiça suspenda a operação da Linha 1 A da concessionária Metrô Rio, a Agetransp deu o prazo de 15 dias para que o Metrô Rio solucione os problemas operacionais da Linha 1A. Caso a concessionária não consiga corrigir as falhas, a agência reguladora vai pedir que a conexão volte a ser feita na estação Estácio, como era antes da inauguração da ligação direta Pavuna-Botafogo.



Os passageiros do metrô tem sofrido com a superlotação, os intervalos irregulares e problemas de manutenção.

Em relação ao pedido do MP, o Conselho Diretor da Agetransp alegou, em nota, que entende que a questão deve ser resolvida na esfera judicial. Para o MP, a conexão direta entre Pavuna e Botafogo só pode funcionar com a conclusão das obras da estação Cidade Nova, a implementação de um sistema automático de sinalização, a chegada dos 114 trens encomendados pela concessionária Metrô Rio (com entrega prevista para 2011) e o restabelecimento do intervalo de quatro minutos entre os trens.

Na última sexta-feira, o promotor Carlos Andresano Moreira, da 3ª Promotoria de Justiça e Defesa do Consumidor, apresentou uma ação civil pública, com pedido de liminar, solicitando que o antigo sistema seja restabelecido até que se verifiquem condições adequadas de operação.

A ação pede ainda uma solução para as panes que têm paralisado o metrô. Problemas na sinalização e inclinação inadequada num trecho da Linha 1A, com alerta para riscos de acidentes, complementam as alegações do MP.

No dia 25 de janeiro, o promotor e o deputado estadual Alessandro Molon, fizemos uma vistoria no metrô. Foi constatado que o limite de quatro pessoas por metro quadrado dentro do vagão não está sendo respeitado. Nesse dia, havia 6,5 pessoas por metro quadrado. Além disso, para viabilizar a Linha 1A, foi construída uma bifurcação entre a Central e São Cristóvão que exige um sistema de sinalização para evitar colisões, considerado inadequado pela perícia técnica do MP. A ação inclui um estudo do engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell. Segundo ele, antes de chegar à bifurcação, o trem passa por uma rampa com inclinação de quase 4%, o que aumenta os riscos de colisão.

Na noite de segunda-feira, a concessionária Metrô Rio informou que o projeto da Linha 1A foi validado por técnicos especialistas do metrô de São Paulo, do metrô de Paris e pelo governo do Estado do Rio. Para a empresa, a conexão Pavuna-Botafogo está funcionando "absolutamente dentro das normas de segurança, sem qualquer risco aos passageiros".

A concessionária alega ainda que já faz controle de acesso de passageiros às estações, antes da roleta, para evitar superlotação nas plataformas e nos trens.

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