quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Metrô Agência cobra melhor uso da frota

Fonte: O Dia

A agência que regula o transporte metroviário (Agetransp) mandou a concessionária Metrô Rio fazer um “melhor aproveitamento da frota”. O objetivo é oferecer mais lugares para passageiros. Mais cedo, a agência chegou a dar um ultimato para que a empresa resolvesse problemas da conexão Pavuna-Botafogo (Linha 1A) em 15 dias, sob pena de ter que operar pelo antigo sistema, com baldeação no Estácio. No fim do dia, abrandou o tom.



O pedido do Ministério Público Estadual (MP) de interdição da Linha 1A está em análise pelo juiz Ricardo Lafayette, da 6ª Vara Empresarial, que deve se pronunciar até o fim da semana. Também está nas mãos da Justiça a instalação da CPI do Metrô, pedida pelo deputado estadual Alessandro Molon (PT). Apesar de contar com a assinatura de 27 parlamentares, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), arquivou o pedido abertura da comissão de inquérito. Molon recorreu.

Conforme noticiou O DIA domingo, na ação do MP, o promotor Carlos Andresano Moreira pede, entre outras medidas, que o metrô cesse a venda de bilhetes quando as estações estiverem lotadas. Conforme estudo do engenheiro Fernando Mac Dowell, no qual a ação foi baseada, há risco de colisão entre trens das linhas 1 e 2, quando elas se cruzam na ligação chamada de “Y”, a cerca de 150 metros da Estação Central.

José Gustavo contestou todos os dados do estudo do engenheiro, que estaria desatualizado. Disse que não há risco e garantiu que a ligação do “Y” acontece em linhas diferentes. “Não há cruzamento em nível. Esse estudo (do Mac Dowell) é antigo e não condiz com a realidade”, defendeu.

A concessionária afirma ainda que está fazendo os últimos ajustes na operação da Linha 1A, que ainda não tem data para funcionar a pleno vapor. Também as obras da Estação Cidade Nova não serão concluídas em março, como anunciara.

OS OITO PEDIDOS DA AÇÃO DO MP

SUSPENSÃO DA LINHA 1A
Trens proibidos de circular entre São Cristóvão e Central até que as estações Cidade Nova e Uruguai estejam prontas e os 114 carros novos cheguem

FIM DAS FALHAS
A empresa teria que resolver todos os problemas técnicos em no máximo 48 horas

BILHETES LIMITADOS
Para evitar a superlotação e o risco aos passageiros, a venda de bilhetes seria suspensa quando as estações estivessem lotadas

RESPEITO AOS CLIENTES
Passageiro deverá ter sua integridade física e psicológica respeitada e não correr riscos

INFORMAÇÃO
O Metrô terá que informar imediatamente sobre qualquer atraso e seu motivos, além da previsão de restabelecimento do serviço

BALDEAÇÃO NO ESTÁCIO
Os passageiros terão que voltar a fazer baldeação no Estácio até que a Linha 1A volte a operar

TRENS MAIORES
Deverá ser restabelecido também o número de composições com seis carros, para atender a demanda de clientes

FIM DA PROPAGANDA
A propaganda da Linha 1A deverá ser suspensa até que ela esteja funcionando bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário