terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Metrô: MP pede à Justiça a volta da baldeação no Estácio

Fonte: Bom Dia Rio

No início da manhã de hoje (23), o metrô funciona normalmente, com intervalos de seis minutos e dez segundos entre as composições. Mas o metrô tem sido motivo de muitas queixas por parte dos passageiros. E o Ministério Público pediu à Justiça a volta da baldeação no Estácio. Os promotores se baseiam em um estudo, feito por especialistas, que alerta para o risco de acidentes, depois da inauguração da Linha 1A. Confira o mapa, em vídeo.

Segundo o estudo, a sinalização é precária principalmente no trecho entre São Cristóvão e a Central do Brasil. Veja o ponto de encontro das linhas que vêm da Pavuna e da Praça Saens Peña, na Tijuca. A partir da Central do Brasil, o metrô segue em um único trilho até a Zona Sul.

O pedido do Ministério Público foi feito na última sexta-feira (19), para que o funcionamento da Linha 1-A seja suspenso e a baldeação no Estácio volte a existir.

Para os promotores, a conexão Pavuna-Botafogo só poderia existir com as seguintes condições: conclusão das obras da estação Cidade Nova, instalação do sistema automático de sinalização, intervalos de quatro minutos entre os trens e chegada de 19 trens fabricados na China.

“Fizemos uma vistoria no metrô no dia 25 de janeiro de 2010 e constatamos que a sinalização simplesmente é inoperante, arcaica, na medida em que é feita com um rádio transmissor de uma pessoa que fica em uma cabine e obriga o maquinista parar os trilhos do metrô no meio do caminho. Os riscos seriam justamente pelo fato de, quando houver a mudança de uma composição ferroviária de uma linha para outra, ela poder abarroar outro trem que venha em sentido oposto. Então, isso pode acontecer. Há risco de acidente, se não houver uma sinalização adequada”, explicou o promotor Carlos Andresano Moreira.

A Justiça ainda está analisando o pedido do Ministério Público. O metrô informou que os novos trens só vão chegar em 2011. Já o sistema de sinalização e a estação Cidade Nova serão inaugurados no fim de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário