quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Leitores reclamam do serviço do Metrô no carnaval do Rio

Fonte: O Globo, com textos e fotos dos leitores

Metrô lotado no carnaval. Foto do leitor Marcelo Santos da Silva RIO - Apesar de estar funcionando 24 horas por dia durante a folia de carnaval, o Metrô-Rio não está agradando os usuários. Reclamações quanto à demora dos trens, falta de segurança e superlotação foram enviadas pelos internautas. Confira:

Metrô lotado no carnaval. Foto do leitor Marcelo Santos da Silva
Metrô lotado no carnaval. Foto do leitor Marcelo Santos da Silva
Metrô lotado no carnaval. Fotos do leitor Marcelo Santos da Silva



Marcelo Santos da Silva:


"Todo ano, durante o carnaval carioca, já se sabe que o Metrô funciona 24 horas por dia, sem interrupções, até a terça-feira gorda. Mas com os últimos incidentes de abuso e serviços mal prestados, criou-se dúvida se realmente o Metrô estaria preparado para atender à população foliona. E não estava.

A conexão 'gambiarra' Pavuna-Botafogo foi desativada e a Linha 2 voltou a findar na Estação Estácio, arquitetada para atender a esta demanda, tendo dois níveis de plataforma, facilitando a movimentação do usuário. As 'novas estações de transferência', Carioca, Cinelândia e Central, mesmo tendo plataformas centrais, não comportam o volume de pessoas que vai se dirigir para destinações diferentes. Mas o sábado de carnaval parecia uma segunda-feira na hora do rush.
Metrô lotado no carnaval. Foto do leitor Marcelo Santos da Silva

Vamos ao jogo dos '7 erros' do Metrô no sábado de Carnaval?

- A estação Estácio estava com um dos acessos fechados, só funcionando o acesso Cidade Nova, como normalmente acontece em sábados e domingos.

- As escadas rolantes estavam desligadas (sim, desligadas). Principalmente aquelas que ligavam a plataforma da Linha 2 com a plataforma da Linha 1.

- As composições estavam trafegando em intervalos irregulares e por volta das 10h da manhã do sábado de carnaval demoravam até 10 minutos entre elas. Ou seja, impossível não imaginar a Estação Estácio totalmente tomada de foliões extremamente insatisfeitos com o serviço.

- Segurança? Cadê? Para 100 pessoas, existia um segurança. Se começasse alguma baderna, seria impossível conter a população.

- Chegando à Estação General Osório, em Ipanema, as fotos vão comprovar a confusão que a operação do Metrô-Rio causou. A estação é ineficiente para atender a demanda de muitos usuários, já que, 'novamente', nem todos os acessos estavam abertos e todos precisavam sair (e entrar) pelo mesmo lugar. Isso sem falar que estação parecia a 'sucursal do inferno' de tanto calor que estava.

- Novamente, a estação não tinha segurança suficiente. Em caso de incêndio, confusão ou alguém que passasse mal pelo calor seria impossível atender à demanda e seria um carnaval de desastre. Mas quem se importa, não? O Sérgio Cabral não anda de Metrô mesmo...

- Ainda na estação General Osório, apenas metade das escadas rolantes estava funcionando e as esteiras que 'em teoria' facilitariam a movimentação do usuário estavam desligadas. Isso sem falar na composição que nos levou até a General Osório (de 6 carros, ufa!). Dois deles estavam sem ar-condicionado, segundo nós ouvimos.

E aí, será que o Carnaval de 2011 será melhor?".

Paulo Salgado:

"'De sábado a terça-feira de carnaval, entre os dias 13 e 16 fevereiro, o Metrô-Rio funcionará 24 horas como parte do esquema especial para atender à demanda dos quatro dias de folia'.

Este é o texto, copiado exatamente como se apresenta no site do Metrô-Rio sobre a operação de carnaval. O curioso é que na madrugada de sábado, depois de conferir este horário de funcionamento no site da empresa, resolvi sair um pouco e ver a rua. Moro em Brás de Pina, próximo à Lona Cultural de Vista Alegre, e andei um percurso de - segundo o Google Maps - 3,1km. Chegando na Estação de Vicente de Carvalho à 1h35 da madrugada do mesmo dia, me deparei com as portas da estação completamente fechadas.

O caso é que já acho absurdo suficiente que uma cidade do tamanho do Rio tenha suas linhas de metrô interrompidas durante a madrugada (tal qual empresas de ônibus ou a RIO-Trens), mas acho especialmente fascinante que o principal meio de transporte para turistas, por exemplo, se dê ao luxo de divulgar no seu site um horário de funcionamento que não irá cumprir. É uma espécie de brincadeira de carnaval ou algo assim? Estaria a empresa tentando explicitar o seu espírito folião?

Bem, independente do que seja, imagino apenas que tipo de truques o Metrô não nos reservará para a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. Preparemo-nos para ver o nome do Rio e do Metrô-Rio citados em colunas humorísticas pelo mundo afora, oficializando o que todo carioca já sabe: o transporte público do Rio de Janeiro não pode ser considerado de outra forma, se não uma brincadeira - de mau gosto, se querem saber".

Carmem Lúcia Pereira de Oliveira:

"Enquanto o prefeito está lá se divertindo, o Metrô da Estação General Osório passa por uma enorme desorganização e um verdadeiro massacre na hora que os seguranças liberam o acesso de entrada para o cidadão. Como se não bastasse, por volta das 21h, a polícia estava lançando spray de pimenta contra o pessoal lá mesmo em Ipanema, várias pessoas e crianças vomitando. Eu mesma passei muito mal. Uma verdadeira zona administrativa".

Grace de Oliviera:

"O Metrô, em pleno carnaval, não está funcionando como deveria. Está lotado, sem condições das pessoas entrarem no vagão e, ainda por cima, ao invés de conseguirem dividir a Linha 1 e a Linha 2, resolveram juntar tudo da mesma forma (e até pior) que se encontrava antes de abrir a ligação direta Pavuna-Botafogo. O Metrô precisa de organização, pois se queremos que tudo funcione bem ate 2014/2016 temos que começar agora. Os turistas vêm para o Rio nas festas e não saem satisfeitos com o transporte".

André Gonzalez:

"Caos no Metrô na Estação General Osório. Os seguranças da estação tiveram que fechar por alguns minutos as estação porque o número de pessoas era muito grande. O fechamento causou grande confusão na porta".

Um comentário:

  1. E VEM AS ELEIÇÕES...SO UM LOUCO PRA VOTAR NA REELEIÇÃO DESTE GOVERNADOR... ELE TINHA QUE TER RESOLVIDO ESTA SITUÇÃO ANTES DO CARNAVAL, BEM FEITO PRA ELE FICOU MAIS UMA VEZ COM A IMAGEM ARRANHADA... TRANSPORTE PUBLICO NÃO É BRINCADEIRA O METRO ARRECADA MUITO DINHEIRO E MUITOS DEPENDENDE DELE PRA SE LOCOMOVER ... É VERONHOSO O QUE FIZERAM COM O METRO!!!

    ResponderExcluir