terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ambulante anuncia produtos com alto-falante em trem da Supervia

Fonte: O Globo

Com uma caixa de som na cintura e alto-falante a postos, o ambulante promove: 'Olha o leitor de cartão de memória, por apenas R$ 5". É assim que uma rede de vendedores irregulares têm atuado nos trens da Supervia. A prática, coibida no Centro do Rio, tem se tornado cada vez mais comum nos ramais de Bangu e Santa Cruz, como mostra o vídeo de um leitor, que preferiu não se identificar.

"Não bastassem todos os problemas proporcionados pela Supervia, os passageiros também têm que aturar os vendedores aos berros, incomodando os usuários. Agora, eles contam com um recurso a mais: alto-falantes", criticou o internauta.

Ainda segundo o leitor, a fiscalização nas plataformas de embarque e desembarque não é atuante.

"Os vendedores trocam de vagão em cada estação. Como é que, com esses equipamentos, os seguranças não os retiram dali?", questionou.

A Supervia afirma que realiza operações para coibir a presença de vendedores não autorizados no sistema ferroviário. Para isso, diz contar com o apoio da Polícia Militar e do Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer). Nessas ocasiões, são apreendidas mercadorias e feitos registros em delegacia, segundo a concessionária.

A Agetransp, agência reguladora dos transportes públicos no Rio, explica que, tanto seus fiscais como os seguranças da Supervia, podem solicitar a interrupção da atividade dos ambulantes, mas não têm o poder de retirá-los dos vagões.

Segundo o órgão, que classificou a prática como "problema social antigo", apenas a polícia têm autoridade para expulsá-los e recolher a mercadoria. A agência disse que a fiscalização é dificultada ainda porque os vendedores "contam com a simpatia da maioria dos usuários" do trem.

Problemas nos trens do Rio são recorrentes no Eu-repórter. Leitores já enviaram denúncias sobre a sujeira que tomou conta dos vagões e, ainda, de goteiras que incomodavam usuários em dias de chuva.

Para denunciar situações semelhantes, a Supervia pede que os usuários entrem em contato por meio do telefone: 0800-726-9494.

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