terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Chuva forte atinge diversos bairros do Rio e provoca paralisação da Linha 2 do metrô

Fonte: O Globo

RIO - A forte chuva que atinge o Rio provocou a paralisação de um trecho do metrô, deixou trechos de alguns bairros sem energia, além de provocar o cancelamento de um show em Ipanema. O mau tempo complicou ainda o trânsito na cidade , e afetou também a circulação dos trens. Por volta das 21h desta terça-feira, o Centro de Operações da prefeitura anunciou que a cidade retornou ao estágio de vigilância, caracterizado pela ausência de chuva, ou possibilidade de chuva fraca nas próximas horas. Mais cedo, o Rio estava em estágio de atenção, o segundo nível em uma escala de quatro. ( Leitor faz um vídeo da chuva na Epitácio Pessoa, na Zona Sul)

Segundo passageiros, uma árvore caiu entre as estações de Vicente de Carvalho e Irajá. Com isso, segundo passageiros, a Linha 2 ficou parada durante cerca de 1h e 30 minutos. Em nota, o Metrô Rio informou que um cabo de energia e galhos caíram sobre a via da Linha 2, o que impossibilitou a passagem dos trens no trecho. As estações de Del Castilho a Pavuna ficaram fechadas até 18h48m, quando a Linha 2 voltou a funcionar normalmente. O Metrô Rio informou que está ressarcindo as passagens do passageiros que foram prejudicados.

A chuva afetou ainda a circulação dos trens. De acordo com a Agetransp, duas ocorrências com reflexos no tráfego da Concessionária SuperVia causadas pela forte chuva foram detectadas. Segundo a agência, às 16h50m houve a queda de um galho de árvore na rede aérea do pátio de Japeri, provocando atrasos na circulação dos trens. Além disso, às 17h10m, ocorreu a queda da rede aérea de tração na estação de Saracuruna. A circulação dos trens está sendo feita em uma linha até a normalização do serviço. A agência reguladora informou que já instaurou um procedimento para investigar os incidentes no metrô e nos trens.

Os aerportos também foram afetados pela chuva. Santos Dumont operava com auxílio de instrumentos. Já no Aeroporto Tom Jobim, não é necessário auxílio de instrumentos. Dos 103 voos domésticos programados, nove atrasaram e quatro foram cancelados.

Além disso, trechos de sete bairros da cidade estão sem energia. Segundo a Light, falta luz em partes do Jardim Botânico, Leblon, Jacarepaguá, Campo Grande, Tijuca, Rio Comprido e Benfica. Desde 17h30m, falta luz na Visconde de Albuquerque, Dias Ferreira e Rainha Guilhermina, no Leblon. De acordo com concessionária, técnicos já estão trabalhando para restabelecer a energia, e o problema teria sido causado pela queda de galhos na rede elétrica.

Na Zona Sul, o show da banda Tono, no Parque Garota de Ipanema, foi adiado. De acordo com a Oi FM Rio, o evento foi transferido para a próxima quinta-feira, no mesmo horário, às 19h. O sistema Alerta Rio, da Geo-Rio, informou que, além da Zona Sul, chove também na Penha, Irajá, Grande Méier e São Cristóvão. Em Jacarepaguá, de acordo com a CBN, chove granizo. Diversas ruas estão alagadas.

Na segunda-feira, uma densa névoa atingiu diversos pontos do Rio . Na Praia de Copacabana, ainda na madrugada, o fenômeno deixou a Avenida Atlântica com pouca visibilidade. No Aeroporto Santos Dumont, às 6h a visibilidade era de 8 km e às 7h já estava em 5 km, uma redução de 3 km em apenas uma hora. Apesar da pouca visibilidade, os aeroportos Santos Dumont e Galeão não tiveram problemas nos pousos e decolagens no início da manhã. A umidade relativa do ar na manhã de segunda estava em 94%. No domingo, era de 88%, e no sábado, 83%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário