quarta-feira, 26 de maio de 2010

Trem: A composição com destino a Santa Cruz sairá dentro de instantes... ou não

Segue o depoimento do nosso leitor Márcio Fonseca.

Parecia um dia normal na Central do Brasil. Estação lotada, filas gigantes com os vários quiosques atrapalhando a passagem. No relógio, 18:30, tempo de sobra para embarcar na composição para Santa Cruz das 18:40 que já tinha sido anunciado para a plataforma 6F.

Após sete minutos na fila das catracas, é hora de embarcar. A primeira coisa que notei foi o fato do trem estar muito abaixo do nível da plataforma. Todos os carros estarem super lotado já é um fato corriqueiro.

Andei por praticamente toda a extensão da plataforma para tentar entrar, qual não foi minha surpresa ao ver que o sétimo vagão estava com TODAS as portas travadas, isso explica a super lotação nos outros vagões. Entrei no oitavo vagão e me dirigi para o sétimo que estava menos lotado.

Chegou a hora de partir e a voz no alto falante anunciava: "A composição com destino a Santa Cruz sairá dentro de instantes.", alguns minutos depois: "A composição com destino a Santa Cruz está sendo vistoriada.".

Logo surge um "técnico" da Supervia para vistoriar as portas do sétimo vagão. Fiquei com a pergunta na cabeça: "se o trem está anunciado desde as 18:30, por que só agora ele será vistoriado?"

Enfim, 18:50 o trem finalmente sai. Com as portas ainda travadas. Passando por Engenho Novo uma explosão. As luzes do sétimo vagão são apagadas. Parece o fim da viagem. E foi. O trem chega a Engenho de Dentro e fica parado na estação por aproximadamente 10 minutos.

Alguns agentes de segurança do Metrô-Rio, que estavam no sétimo vagão (possivelmente voltando para casa), decidem abrir as portas no braço. Após muita insistência eles conseguem. Todos os passageiros desembarcam e correm para outra plataforma, onde o trem com destino Santa Cruz que saíra da Central do Brasil as 19:05 estacionava.

Eu decidi fugir da confusão, fui para o trem parador. E a Supervia não deu uma explicação sequer.

Segue uma foto onde é possível ver o vagão a direita com as portas abertas e o vagão da esquerda (o sétimo vagão) com as portas fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário