sábado, 23 de outubro de 2010

Cidade Nova abre para embarque gratuito no dia 1º

Estação do metrô será inaugurada para testes e ajustes por um mês. Nesse período, ela só estará aberta das 10h às 14h

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Fonte: O Dia

Rio - Passageiros poderão embarcar na Estação Cidade Nova do metrô, no Centro, sem pagar passagem, a partir de 1º de novembro. A nova parada da Linha 2 — 35º terminal do transporte metroviário da cidade — será aberta ao público para testes. Embarque e desembarque serão permitidos de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h.


A estação ocupa 3.267 m² e piso especial orienta o caminho para deficientes visuais | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

A partir de 1º de dezembro, a estação funcionará plenamente, com passagem paga e horário normal. Expectativa é de que 10 mil pessoas circulem por dia no local. Aos sábados, domingos e feriados, os usuários vão continuar fazendo baldeação no Estácio.

A estação ocupa 3.267 m², com praça, banheiros, 6 escadas rolantes, 12 fixas e 6 elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção. Piso especial orienta o caminho para deficientes visuais, e corrimãos das escadas têm placas em braile. A expectativa é que 10 mil pessoas circulem na nova parada.

A concessionária investiu R$ 80 milhões no projeto, que inclui passarela panorâmica sobre a Av. Presidente Vargas e com vista para o Cristo a ser inaugurada dia 1º. A passagem, com iluminação interna e externa, estará aberta de segunda a sábado, de 5h a meia-noite, e domingos e feriados, de 7h a 23h.

Desenhos feitos pelo escritório de Burle Marx que remetem ao calçadão central de Copacabana decoram o chão da estação e da passarela. “A ideia original previa até pedras portuguesas, mas mudamos em respeito às mulheres que usam salto alto”, contou José Gustavo de Souza Costa, presidente do Metrô Rio.
A concessionária estuda integração dali até a Rodoviária Novo Rio através de veículo leve sobre trilhos.

Obras da Linha 4


Obras da Linha 4 na Est. da Gávea, em S. Conrado, começam em fevereiro. Moradores do bairro e da Rocinha terão imóveis vistoriados para garantir que túnel não vai causar abalos na estrutura.

Nova estação em 4 meses


A construção da Estação da Rua Uruguai, na Tijuca, vai começar em até quatro meses. O presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, disse que a obra ficará pronta em 2013, um ano antes da previsão inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário