terça-feira, 19 de outubro de 2010

Problema operacional interrompeu tráfego no metrô, diz Agetransp

Metrô Rio informou que vai se manifestar através de nota oficial.
Interrupção teria atingido tanto a Linha 1 quanto a Linha 2.


Fonte: G1

Bernardo Tabak Do G1 RJ

Passageiros do metrô que utilizam os trens das linhas 1 e 2 foram prejudicados por paralisações e atrasos nesta terça-feira (19), no Rio. De acordo com informações da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), houve interrupções no tráfego das duas linhas. O Sindicato dos Metroviários informou que houve uma pane no Centro de Controle da concessionária Metrô Rio.

Segundo a Agetransp, a maior interrupção ocorreu entre 10h45 e 13h no tráfego na Linha 1, que liga as estações Saens Peña, na Zona Norte, e Ipanema, na Zona Sul. Na Linha 2, que liga a estação Pavuna a Botafogo, a interrupção foi breve, de acordo com a agência.

O Sindicato dos Metroviários informou que os painéis do Centro de Controle do metrô, onde são feitas as monitorações das composições, se apagaram. Com isso, segundo uma nota enviada pelo sindicato, “não há como os condutores monitorarem as chegadas e saídas dos trens”. Ainda de acordo com o sindicato, “o problema pode trazer risco não só para os funcionários, como também para os passageiros”. Ainda de acordo com o sindicato, essa não foi a primeira vez que ocorreu esse tipo de problema.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, por conta do problema no Centro de Controle do Metrô os intervalos entre as composições chegaram a 33 minutos tanto na Linha 2 quanto na Linha 1. Ainda segundo o sindicato, a estação Central do Brasil ficou “abarrotada” de passageiros. A Agetransp informou que, no começo da tarde desta terça, as composições ainda estavam circulando com intervalos irregulares e que instaurou processo regulatório para apurar o que ocorreu.

O que diz o Metrô Rio
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Metrô Rio divulgou, por volta das 17h, uma nota oficial esclarecendo a situação. Leia abaixo a íntegra da nota:


"O Metrô Rio esclarece que precisou fazer ajustes operacionais nas linhas 1 e 2 nesta manhã de terça-feira, das 10h59h às 12h, em função de falha no sistema de computadores do Centro de Controle de Tráfego (CCT). A ocorrência não acarretou nenhum tipo de risco. A operação das composições foi feita no sistema manual no período e os trens circularam em uma velocidade mais baixa, parando por mais tempo nas plataformas, em um procedimento de segurança tradicionalmente adotado em todos os metrôs do mundo. A Linha 1 foi mais afetada do que a Linha 2, que teve o tráfego regularizado mais rapidamente. A circulação de trens não chegou a ser paralisada em nenhum momento. Até as 13h todos intervalos estavam completamente normalizados. A concessionária informa que em dezembro de 2009 modernizou todo o CCT, em um investimento de R$ 40 milhões para a implantação de tecnologias de última geração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário