segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Governador e prefeito do Rio inauguram Estação Cidade Nova do metrô

Fonte: O Globo

Renata Leite

RIO - O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participaram, nesta segunda-feira, da inauguração da Estação Cidade Nova do Metrô. Parentes de Leonel Brizola também acompanharam o evento, que homenageou o político. Um busto de Brizola foi instalado próximo às catracas de entrada da estação. Estiveram presentes o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o presidente do Metrô José Gustavo de Souza Costa.

A estação será aberta em etapas e, inicialmente, vai funcionar das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, para que sejam feitos todos os ajustes na operação. O horário de funcionamento será estendido gradativamente durante o mês de novembro, e o embarque será gratuito no período de testes. A previsão da concessionária é que circulem cerca de 10 mil passageiros por dia na nova estação.

A passarela vai estar aberta nos horários de funcionamento oficiais do metrô: de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e nos domingos e feriados, das 7h às 23h. Já estão em funcionamento dois elevadores, nas extremidades da passarela e duas escadas rolantes. Outros quatro elevadores serão instalados até o final do ano. Há ainda dez escadas fixas disponíveis.

- Estou muito feliz por participar desta homenagem a Brizola e da inauguração da estação e da passarela que a integra à prefeitura. Quando assumi o governo, 450 mil pessoas trafegavam pelo metrô. Hoje, são 620 mil passageiros diários. A SuperVia recebia 350 mil passageiros e hoje, 500 mil. Isso é mudar a lógica de transporte das pessoas na cidade - disse Cabral durante o evento.

Paes também falou sobre a importância política de Brizola e anunciou mais uma homenagem à sua figura:

- Este ano, um incêndio destruiu parte do camelódromo do Terminal Rodoviário Américo Fontenele, na Central do Brasil. Estamos construindo um mercado popular no local que se chamará Leonel de Moura Brizola.

O prefeito chamou a atenção também para a revitalização da região do entorno da Estação Cidade Nova:

- A Avenida Presidente Vargas está renascendo, após muitos anos de abandono. A região vem recebendo novos empreendimentos e avança na mobilidade com a nova estação do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário