terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cidade Nova: metrô gratuito em horário ampliado

Funcionamento da estação é das 5h à meia-noite a partir de hoje. Previsão é de que passageiros passem de 2 mil a 10 mil

Fonte: O Dia

Rio - Começa a funcionar hoje a Estação Cidade Nova, no Centro, no horário normal de operação do metrô, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5h à meia-noite. Por enquanto, não haverá cobrança de tarifa para embarque na nova estação. A gratuidade termina no dia 1º de dezembro. A passarela de acesso sobre a Av. Presidente Vargas já funciona no período integral e abre também aos sábados, das 5h à meia-noite, e domingos e feriados, das 7h às 23h.


Nova estação, cujo piso é inspirado no canteiro central da Avenida Atlântica, terá embarque pago só a partir do dia 1º de dezembro, após um mês de funcionamento gratuito para testes | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia


De acordo com a concessionária Metrô Rio, nos primeiros dez dias de funcionamento, desde a abertura, em 1º de novembro, a média de passageiros na estação ficou em torno de 2 mil pessoas por dia. A previsão da empresa é de que, com a operação plena, circulem no local cerca de 10 mil passageiros por dia.

A nova estação deve beneficiar os passageiros que desembarcam na Avenida Presidente Vargas, vindos da Linha 2 e dos trens da SuperVia. Esse público utiliza atualmente as estações do Estácio e da Praça Onze, ambas da Linha 1. A estação do metrô vai permitir a ligação com a Rodoviária Novo Rio e com a Estação da Leopoldina, onde funcionará o futuro terminal do trem de alta velocidade ligando o Rio a São Paulo.

O desenho artístico do piso da estação, do mezanino e da nova passarela foi desenvolvido pelo escritório Burle Marx & Cia. Ltda. A nova estação possui seis elevadores para pessoas com dificuldades de locomoção, placas de orientação em braile e piso diferenciado para auxiliar na locomoção de deficientes visuais. Três elevadores já estão funcionando e os demais entram em operação até o fim do ano.

A nova estação tem passarela de acesso ao metrô medindo 221 metros, instalada a uma altura de 6,45m da via. A altura foi determinada pela prefeitura, acima dos 6,25 m, para permitir a passagem de carros alegóricos durante o Carnaval. Até 2014, a empresa planeja entregar à população mais uma estação, a Uruguai, na Tijuca, Zona Norte.

Um comentário:

  1. A Metrô Rio detonou a passarela existente, que ficava aberta 24h/dia, para construir outra que fica aberta só no horário de abertura do metrô. Vai ter que morrer alguém atropelado ali para eles reverem essa posição?

    []s

    ResponderExcluir