terça-feira, 14 de setembro de 2010

Problema em rede da Light afeta o metrô e pode ter causado explosões em bueiros

Ruben Berta, Ludmilla de Lima; O Globo

Fonte: O Globo

RIO - O pique de luz no Centro do Rio no fim da manhã desta terça-feira provocou reflexos no funcionamento do metrô e também seria responsável por explosões de bueiros da Light. Às 12h houve uma interrupção momentânea no suprimento de energia na subestação de Frei Caneca do metrô, o que provocou problemas operacionais no sistema entre as estações Ipanema/General Osório e Cantagalo. Já os dois bueiros estouraram na Rua Frei Caneca próximo ao Quartel do Batalhão de Choque e o outro, na Rua do Senado esquina com a Rua Vinte e Um de Abril. Segundo testemunhas, as tampas foram arremessadas e assustaram os pedestres. Ninguém ficou ferido nos dois casos. Técnicos foram aos dois locais verificar as caixas subterrâneas da companhia de energia, após os deslocamentos da tampa.

Em nota, a Light explicou que equipes técnicas realizaram vários testes na rede elétrica da companhia durante manutenção preventiva. A oscilação de energia foi causada pela identificação de um defeito em equipamento durante os testes. Segundo a concessionária, foi registrada uma rápida oscilação na rede, mas não houve interrupção de energia e o fornecimento encontra-se normal na região do Centro.

Entre 12h e 12h35m, o trajeto entre General Osório e Cantagalo foi feito por ônibus disponibilizados pela empresa. De acordo com a concessionária, não houve incidentes nas estações, mas leitores reclamaram da falta de informação.

- Entrei no metrô da General Osório às 11h45m e não havia nenhum aviso sobre a falta de energia, e muito menos funcionários para alertar os usuários. Nenhuma escada rolante ou esteira estava funcionando obrigando todos a descerem pelas intermináveis escadas da estação. Chegando ao vagão percebi que os trens estavam desligados e com as luzes reduzidas. Algumas pessoas já estavam sentadas no chão. Como eu estava atrasado, resolvi sair para pegar um ônibus - disse Rafael Thomaz.

O leitor Sergio Lucio Vianna Rodrigues, que também estava na estação General Osório, conta que houve tumulto para resgatar o valor do bilhete quando os passageiros foram informados de que a composição não seguiria viagem.

- Depois de meia hora, o auto falante da estação e do trem começou a informar que a composição não seguiria viagem por queda de energia e não tinha previsão de quando iria ser normalizado. Todos saíram do trem para pegar o bilhete de volta ou dinheiro. A fila estava enorme e a funcionária, muita nervosa, não sabia informar nada. As pessoas começaram a gritar. Na outra saída pela General Osório, começaram a distribuir o cartão pré-pago e as pessoas começaram a passar por debaixo da roleta para ficar na fila do outro lado. Só depois de mais de uma hora eu consegui pegar o cartão pré-pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário