segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Metrô propõe monotrilho até a rodoviária

Fonte: O Globo

A concessionária Metrô Rio vai apresentar a autoridades dos governos municipal, estadual e federal um projeto para instalar um monotrilho suspenso, ligando a Rodoviária Novo Rio à estação Cidade Nova, que deve ser inaugurada em um mês, conforme mostra reportagem de Rogério Daflon, publicada na edição desta segunda-feira do GLOBO. A ideia também será levada à Socicam, concessionária que administra a rodoviária.

- A Estação Cidade Nova já foi projetada prevendo essa ligação - explica o presidente da Metrô Rio, José Gustavo de Souza, que não revelou o valor do projeto nem estimativas de preço das passagens.

O monotrilho sairia da nova estação e passaria ao longo da linha férrea da SuperVia até chegar à Avenida Francisco Bicalho. Nessa via, explicou José Gustavo, haveria uma parada na Estação Leopoldina. A partir dali, o traçado iria até a rodoviária:

- A parada na Estação Leopoldina está prevista porque ali, possivelmente, será um terminal do trem de alta velocidade (Trem Bala), ligando o Rio a São Paulo.

Tipo de ligação é comum em cidades do exterior
O arquiteto responsável pela Estação Cidade Nova, João Batista Martinez Corrêa, confirmou o projeto:

- Desde o início, a Metrô Rio nos pediu que se projetasse a estação com uma saída, visando a fazer um caminho até a rodoviária - disse João Batista, que fez também os projetos de todas as estações do metrô em Copacabana e do elevador que dá acesso do metrô à Favela do Cantagalo.

O presidente do metrô ressaltou que esse tipo de translado é comum em outras cidades do mundo, como Toronto, no Canadá, e Las Vegas, nos EUA:

- Construir esse monotrilho suspenso é uma operação relativamente tranquila, já que é só encomendar todo o material e os trens de países como a Áustria, que detêm esse tipo de tecnologia.

José Gustavo, porém, afirmou que, concretamente, o que está certo é a inauguração, daqui a um mês, da estação Cidade Nova, em frente à prefeitura, e da passarela que sai dali e cruza a Avenida Presidente Vargas. A concessionária que administra o metrô gastou cerca de R$ 200 milhões nas duas estruturas.

Há poucos dias, os tapumes que cobriam a estação foram retirados, liberando ao público a visão da sequência de arcos que caracteriza o projeto.

Para o presidente do Metrô, pelo menos 40 mil pessoas por dia devem passar pela Estação Cidade Nova. Mas tal número deve aumentar, reforçou ele, à medida que a ocupação da área se consolide.

A Estação Cidade Nova pertence à Linha 1-A do Metrô, que permite fazer a ligação direta da Pavuna até Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário