segunda-feira, 27 de maio de 2013

Suspeita de bomba no Metrô de Maria da Graça

Na noite desta terça-feira, entre 21h30min e 22h, o Metrô teve seu serviço interrompido na Linha 2 em decorrência de um procedimento de segurança.

Durante os primeiros 15 minutos, a única notícia que era dada era a de que se aguardava a liberação da sinalização. Eu estava esperando na estação Maracanã, sentido Pavuna, e achei bem estranho o tempo, decidindo ligar para o Metrô (4003-2111). O som estava muito ruim, mas consegui entender que se tratava de uma interrupção da eletricidade da via em Maria da Graça. Questionei o motivo da informação não ser dada pelo condutor, como devido, e o atendente informou que estavam distribuindo as informações aos condutores e que não havia previsão de normalização, sem maiores detalhes.

Avisei da interrupção a quem estava perto de mim no vagão, lotado como de costume na Linha 2 neste horário, e saí, considerando outra forma de transporte. Foi quando vi esta fila já se formando para pegar o bilhete-devolução, com apenas uma catraca saindo:


Decidi esperar mais um pouco, e nada aparecia no Twitter.

Era possível ver que as pessoas estavam começando a ficar irritadas, e havia um princípio de pânico se formando. Um segurança desceu até a composição e disse, bruscamente, que o trem não partiria naquele momento, sem dar mais informações, e subiu novamente a escada com um senhor gritando "Foram os bandidos que mandaram parar, né? Fala pra gente, a gente tem o direito de saber!" (concordo com a segunda parte).

Quando subimos a escada, às 22h em ponto, o trem que estava parado fechou as portas e seguiu no sentido Pavuna. As pessoas, cansadas e impacientes, correram e encontraram o trem que estava parado no sentido Zona Sul agora com as portas fechadas, e algumas chegaram a dar socos na composição, que partiu. Neste instante, ainda sem informar os reais motivos, os alto-falantes informaram que estava se normalizando o tráfego na Linha 2. Em menos de 2 minutos, outra composição chegou.

Nos próximos 17 minutos até a chegada em Vicente de Carvalho, nada mais foi dito, apenas que houve uma interrupção no fornecimento elétrico em Maria da Graça, ao chegar na estação. No Twitter, agora já dizia que era um procedimento de segurança.

Vendo agora n'O Dia, houve uma suspeita de bomba por uma mochila abandonada na estação Maria da Graça, que justifica totalmente o procedimento de interrupção.

Por outro lado, não sei até que ponto é devido se omitir a verdade do risco ao qual o sistema foi exposto, e que poderá voltar a ser exposto pela fragilidade de sua segurança. Tanto a informação de que havia uma suspeita de bomba quanto a total desinformação dos usuários, que leva à especulação das causas mais variadas ("os bandidos mandaram parar?", como gritou um senhor) causam pânico, com consequências imprevisíveis. Entretanto, ainda acredito que a reação da população poderia ser mais tolerante com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário