sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dois trens apresentam problemas e causam transtornos aos passageiros

Fonte: O Dia

Rio - Dois trens apresentaram problemas na manhã desta sexta-feira. Às 6h41, na estação Jardim Primavera, um trem que seguia para a Central do Brasil apresentou avaria e precisou retornar para a estação Saracuruna. A SuperVia informa, que os passageiros foram informados pelo sistema de áudio e precisaram desembarcar na estação para prosseguir viagem em outras composições. No momento, o ramal opera com intervalos irregulares.

Já às 7h, houve um problema operacional em um trem que seguia para Japeri, quando cruzava o ramal Belford Roxo na altura de Rocha Miranda. Os passageiros precisaram desembarcar na via com o auxílio dos agentes e foram encaminhados à estação Rocha Miranda. "Não há registros de feridos e a circulação está desviada para a linha 2", informa a concessionária. Os intervalos seguem irregulares.

Problema até em novo trem
A viagem inaugural do primeiro trem modernizado da SuperVia ontem foi literalmente por água abaixo. Na estreia da composição — uma das 73 que custarão R$ 200 milhões em reformas —, a principal mudança nos veículos falhou: o recém-instalado ar-condicionado não funcionou em um dos vagões e, em outro, formou goteiras. A iluminação interna também sofreu pane.

O trem foi apresentado ontem como pronto pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, mas, após um ano na oficina, acabou voltando para conserto, de onde só sai de novo na próxima quinta.

Na viagem frustrada, a composição saiu da Central e, na primeira parada (Praça da Bandeira), passageiros chegaram a embarcar mas tiveram que descer rapidamente após o maquinista anunciar que o trem não seguiria viagem “por problemas técnicos”. As panes no ar e no sistema de iluminação geraram constrangimento também no vagão em que estavam Lopes, Cunha e a imprensa.

“Esta é uma viagem de testes. Ainda há ajustes para serem feitos”, tentou justificar Cunha. Ao contrário do prometido inicialmente, a viagem ficou restrita a jornalistas.

Autoridades e repórteres mudaram para outro vagão, com a promessa de mais conforto. Mas o vagão seguinte estava ainda pior, com água jorrando do teto pelo sistema de ar condicionado. A viagem seguiu, sem parar em nenhuma estação, até Deodoro.

O secretário, que ao embarcar disse que “a SuperVia estava fazendo a coisa certa”, em relação aos investimentos, não quis comentar o incidente e também não foi mais localizado após o fim da viagem, em Deodoro.

Este ano foram 1.400 falhas

Os últimos dias foram de sucessivas falhas e protestos em três ramais diferentes da SuperVia. Desde sexta-feira, as constantes avarias em trens levaram passageiros até a deitar nos trilhos em manifestação. Para o secretário Júlio Lopes, porém, o sofrimento dos passageiros está diminuindo. “No ano passado tivemos 2.400 falhas e este ano 1.400. Até 2014 vamos dar um serviço ferroviário compatível com o serviço mundial”, prometeu, antes de o trem apresentar avarias.

Ontem, ele deu nota 6 para o transporte no estado: “É compatível com a nossa realidade”. Até março, a meta é colocar em funcionamento 17 composições reformadas e ao menos um dos 34 trens chineses novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário