segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Metro Rio quer inaugurar estação Cidade Nova em outubro

Fonte: Extra

A concessionária Metro Rio pretende inaugurar, em outubro, a estação de metrô da Cidade Nova, na Avenida Presidente Vargas. O projeto inclui uma passarela de acesso, que ligará a sede da prefeitura à estação. A passarela cruza a Avenida Presidente Vargas.

A previsão de conclusão das obras já foi adiada duas vezes. Em dezembro, quando inaugurou a ligação Pavuna-Botafogo, a empresa anunciou que a estação ficaria pronta em fevereiro deste ano. Nova previsão foi dada depois para junho.

A obra é assinada pelo escritório JBMC — o mesmo que assinou o design das estações Cardeal Arco Verde, Siqueira Campos e Cantagalo, em Copacabana.

A concessionária pretende ainda urbanizar toda a região do entorno da estação. A empresa informou que a empresa também vai construir um jardim e uma praça no local para a população.

A estação está sendo preparada para permitir a futura ligação com a Rodoviária Novo Rio e com a Estação da Leopoldina, possível terminal de trem de alta velocidade (TAV), que ligará o Rio a São Paulo.

Obras em passarela avançam / Foto: Cléber Júnior


Estação quase pronta / Foto: Cléber Júnior


Estação do metrô Cidade Nova / Foto: Cleber Júnior




Região da estação de metrô Cidade Nova será urbanizada

Fonte: O Globo

RIO - A região do entorno da estação de metrô Cidade Nova, na Avenida Presidente Vargas, será urbanizada pela concessionária Metrô Rio. Além da estação e de uma passarela de acesso - que já estão em construção - a área ganhará, também, um jardim e uma praça para a população. A empresa investirá no total R$ 80 milhões, incluindo a urbanização, as obras do metrô e da passarela.

A nova estação deve ser inaugurada em outubro, quando todo o complexo estiver pronto, em perfeita condição de funcionamento e atendimento ao público. Ela já está sendo preparada para permitir a futura ligação com a Rodoviária Novo Rio e com a Estação da Leopoldina, possível terminal do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo.

A passarela que liga a Prefeitura à nova estação teve sua obra prolongada a pedido da prefeitura, a fim de reduzir o impacto no trânsito da Avenida Presidente Vargas, que precisaria ser interditada em vários horários para a instalação de cinco elevadores de acesso para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção. Com o novo cronograma, as interdições na via acontecerão na maioria das vezes de madrugada, sem prejudicar o tráfego de carros e ônibus durante o dia.

2 comentários:

  1. A velocidade da construção de estações e obras do metro, precisam deixar de caminhar a passos de targaruga velha com cirrose e ter a mesma rapidez e seriedade com que no metrô de São Paulo se multiplicam as obras, linhas e estações. O carioca está cheio de ver seu metrô ser transformado a cada dia no pior do mundo e precisa que o sistema seja eficiente atingindo seu principal objetivo, ser útil já que até agora serve a uma pequena parcela da população.

    ResponderExcluir
  2. Alex
    O metrô está cada dia pior, faltam trens, o ar-condicionado na linha 2 nunca funciona e ainda temos que contar com os atrasos diários na hora do rush. Se sairmos de casa considerando que o metrô é o meio de transporte mais rápido, sempre chegaremos atrsado.

    ResponderExcluir