terça-feira, 23 de julho de 2013

Após mais de duas horas, metrô volta a funcionar no Rio

Fonte: O Globo

Após pouco mais de duas horas de interrupção, as linhas 1 e 2 do metrô voltaram a funcionar por volta das 18h40m desta terça-feira. De acordo com a concessionária Metrô Rio, um cabo de energia se rompeu na estação Uruguaiana, no Centro Rio, por volta das 16h30m. Por causa disso, as linhas 1 e 2 ficaram totalmente paradas.
Ainda segundo a concessionária, as estações foram reabertas e o intervalo de circulação dos trens está sendo normalizado. Ainda de acordo com o Metrô Rio, a energia das linhas 1 e 2 foi interrompida para que as equipes de manutenção trabalhassem em segurança. Por volta das 19h30m, os trens da linha 1 estavam operando de forma direta até a estação Siqueira Campos, sem parar na estação Cardeal Arcoverde
Passageiros que estavam na estação Uruguaiana contaram ao GLOBO que uma peça de metal caiu nos trilhos e, quando o trem passou, houve faíscas, que saltaram em direção a quem estava na plataforma. Pôde ser ouvido no local um estrondo por volta das 16h30m.
Há relatos também de que alguns passageiros ficaram confinados dentro da estação e, revoltados, quebraram o vidro de uma porta de vidro da sala de segurança. A Light informou que a empresa não tem relação com o problema de abastecimento de energia nos trilhos do metrô.
Na estação Uruguaiana, funcionários do metrô afirmaram que o problema começou depois que um equipamento foi acionado indevidamente, o que provocou uma pane na rede elétrica. Um trem ficou parado no local, e a estação precisou ser esvaziada. Os portões de acesso foram fechados.
Muitos peregrinos estrangeiros que estão no local ficaram perdidos. Algumas pessoas tentaram orientá-los sobre como pegar ônibus para Copacabana ver a missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude.
O gerente comercial Sidney Santos estava dentro do trem que sofreu uma pane na estação Uruguaiana. Segundo ele foi possível ouvir uma pequena explosão e depois se percebeu a presença de chamas.
- A explosão ocorreu pouco depois das 16h. Ficamos uma hora no trem sem receber qualquer informação. Só então vieram nos informar que o metrô não iria mais funcionar. Não sei como farei para ir para casa - disse Sidney.
No interior da estação houve muita confusão e pelo menos três pessoas passaram mal. Uma mulher grávida chegou a desmaiar e foi socorrida pelos bombeiros. Formou-se uma longa fila na bilheteria de pessoas em busca da devolução do dinheiro. Uma delas foi a peregrina Jucelia de Souza, do Paraná. Depois de receber o novo ticket do metrô, ela deixou a estação correndo em busca de um ônibus para Copacabana para assistir a missa das 19h. Os passageiros tiveram que sair da estação apenas por uma saída, na Rua Uruguaiana.
Prefeitura faz operação para missa em Copacabana
Mais cedo, a prefeitura do Rio preparou uma operação para o evento que marca a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013: a missa com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, em Copacabana, às 19h30m. É feriado na cidade desde as 16h. Para evitar problemas no trânsito, a partir das 14h começaram a ser implementadas as interdições no trânsito de Copacabana, na Zona Sul. Por volta de 14h20m, a pista junto à orla da Avenida Atlântica foi fechada até o Leme. A pista no sentido oposto teve a mão invertida. Os motoristas que chegam ao bairro pelo Túnel Novo são desviados pela Rua Barata Ribeiro.
Depois das 16h, o trecho da Avenida Atlântica entre a Rua Figueiredo Magalhães e a Avenida Prado Junior foi totalmente fechado. Com isso, o fluxo do tráfego da Avenida Atlântica no sentido Botafogo foi desviado pela Rua Figueiredo Magalhães até a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal estão no bairro para orientar os motoristas. No sentido Ipanema, os motoristas deverão seguir pela Rua Barata Ribeiro. Somente veículos autorizados poderão circular nas áreas autorizadas. A operação foi iniciada às 23h de domingo, com a proibição de estacionamento em algumas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário