quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trem: Falta de energia impede circulação de trens no ramal de Saracuruna

Fonte: G1

Um problema de falta de energia impede, desde as 8h desta quarta-feira (28), a circulação dos trens no ramal de Saracuruna, na Baixada Fluminense. Segundo a SuperVia, técnicos da concessionária estão no local e tentam descobrir o que atingiu a rede elétrica que alimenta os trens.

A concessionária que administra a ferrovia informa que os passageiros estão sendo informados sobre o problema pelo sistema de som da estação e que não há tumulto na estação. Ainda não há previsão para o retorno da operação no ramal.
A circulação nos demais ramais, segundo a SuperVia, é normal

Metrô: Problemas nas portas causam atrasos na Linha 2

Fonte: O Dia

Problemas no sistema de portas de um dos trens da Linha 2 do metrô provocou atrasos na manhã desta quarta-feira. A composição seguia para Botafogo, mas teve de parar no Maracanã onde passageiros foram forçados a desembarcar. Eles foram colocados em outro trem e puderam seguir viagem.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Metrô Rio nega que houve quebra-quebra na estação Botafogo

Fonte: O Globo

RIO - A concessionária Metrô Rio informa que não houve quebra-quebra na estação Botafogo no início da noite desta segunda-feira. Por registrar movimento acima do normal, o acesso pelas bilheterias de Botafogo à estação Central foram controladas por 20 minutos, entre 18h05 e 18h25. Nenhuma estação foi fechada.

Em nota, a empresa informou que alguns passageiros que vinham no trem da Linha 2, no sentido Botafogo, não quiseram desembarcar na estação terminal de Botafogo, onde o desembarque é obrigatório. Apesar da resistência inicial, os usuários saíram do trem, que seguiu rumo à área de manobra para fazer a viagem no sentido Pavuna.

Os trens das duas linhas estão operando com intervalos variando de 5 minutos e 40 segundos a 10 minutos.

Metrô apresenta problemas na estação do Largo do Machado

Fonte: O Dia

Rio - Um trem do Metrô apresentou problemas, na tarde desta segunda-feira, na Estação Largo do Machado, na Zona Sul do Rio. A composição da Linha 2 seguia da Zona Sul para a Pavuna.

Um dos carros travou antes da partida e, debaixo dele, saiu muita fumaça deixando os passageiros que estavam na plataforma assustados. Também havia cheiro de queimado. O trem ficou cerca de 10 minutos parado na estação e saiu andando lentamente quando voltou a rodar.

"A impressão era de que o freio estava puxado e estavam forçando. Foi uma fumaceira que saía de baixo do vagão", contou o advogado Katusuke Ikeda.

De acordo com a assessoria do Metrô Rio, o condutor verificou que a composição estava fazendo um barulho anormal. Depois que a composição parou, os passageiros precisaram desembarcar e aguardar outro trem.

O problema aconteceu às 17h24 e, segundo a assessoria, foi resolvido em quatro minutos. Não houve registros de tumultos na estação. Uma composição vazia foi disponibilizada para pegar os passageiros a partir da estação da Glória.

Falta de energia interrompe fluxo de trens do metrô

Fonte: O Dia

Rio - O metrô voltou a apresentar problemas nesta terça-feira. No início da tarde, a falta de energia elétrica interrompeu o fluxo de trens entre as estações de São Francisco Xavier, na Tijuca, e Central por volta de 13h29min e 1h39.

Segundo o Metrô Rio, administrador dos trens, o transporte já opera normalmente. A empresa não informou o motivo do problema - a falha ocorreu entre 13h29 e 13h39.


Metrô corta energia para realizar intervenção emergencial na Linha 1
Fonte: O Globo

Taís Mendes

RIO - Uma interrupção na energia dos trilhos entre as estações São Francisco Xavier, na Tijuca, e Central parou o fluxo de trens do metrô entre 13h29m e 13h39m desta segunda-feira. Segundo a concessionária que administra o serviço, a medida foi necessária para uma intervenção emergencial no trecho.

A intervenção durou 10 minutos e não afetou as estações, que continuaram com luz. A Linha 2 não foi afetada e, segundo a empresa, os trens já circulam normalmente nas duas linhas, com intervalos regulares de 6 minutos e 50 segundos.

Na quinta-feira passada, uma composição do metrô apresentou problemas na estação São Cristóvão, interrompendo o tráfego em parte da Linha 2 das 22h às 22h35m, de acordo com a concessionária Metrô Rio.

Na última terça, um problema numa subestação de energia que alimenta a Linha 2 do Metrô interrompeu a operação dos trens entre as estações São Cristóvão e Central por uma hora e cinco minutos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Metrô nega problema em meio de transporte

Fonte: O Dia

POR MARCO ANTONIO CANOSA

Rio - O Metrô negou nesta quinta-feira qualquer problema no meio de transporte. Segundo a empresa, a transferência da linha 2 no Estácio já estava prevista e foi anunciada no início da semana.

A operação é para agilizar as obras de construção da estação Praça da Bandeira. Ainda segundo a empresa, o movimento na tarde desta quinta-feira foi menor do que o registrado em dias comuns e o intervalo entre as composições é de 5 minutos.

Fumaça em trem da SuperVia assusta passageiros em Belford Roxo

Fonte: O Dia

Rio - Um trem da SuperVia apresentou problemas, na manhã desta quinta-feira, e a fumaça preta que saiu do veículo assustou passageiros que utilizavam o ramal de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os usuários tiveram de trocar de trem na Estação de Coelho da Rocha para que a viagem seguisse.

A Supervia informou que ainda está investigando as causas e ainda não sabe que problema a composição apresentou. A circulação segue normalmente.

Luz é restabelecida na Linha 2 do metrô, mas intervalos de trens ainda são irregulares

Fonte: O Globo

Isabela Bastos

RIO - A concessionária Metrô Rio informou há pouco que a energia da Linha 2 foi restabelecida às 11h25m, no trecho entre São Cristóvão e Central, que chegou a ficar paralisado por uma hora e cinco minutos na manhã desta terça-feira.

Os trens já estão operando de Pavuna a Botafogo, na Linha 2, mas os intervalos ainda estão irregulares, de até 15 minutos. Na manhã desta terça-feira, houve queda de energia na subestação da empresa que abastece a via neste trecho, por volta das 10h20m. Por este motivo, os trens da Linha 2 circularam de Pavuna a Maracanã até que a energia fosse restabelecida. A estação São Cristóvão foi fechada neste período, e os clientes que já haviam comprado os bilhetes para embarque receberam o dinheiro de volta ou os chamados bilhetes de devolução. As estações não ficaram sem luz. A Linha 1 não foi afetada e opera normalmente.

Falta de luz causa transtorno a passageiros da Linha 2 do metrô

Fonte: O Dia

Por Luarlindo Ernesto, colaboração de Márcio Reis

Rio - O metrô enfrentou problemas mais uma vez nesta terça-feira. O tráfego da Linha 2 chegou a ser interrompido, entre as estações de São Cristóvão e Central, em decorrência da falta de energia. O problema já foi resolvido, de acordo com a empresa que explora o serviço.

De acordo com passageiros, houve tumultos na estação do Maracanã, já que os trens ficaram parados por mais de 30 minutos e não houve comunicação com os usuários.

"Os trens já estão operando de Pavuna a Botafogo, na linha 2, com intervalos irregulares de até 15 minutos. Na manhã de hoje, às 10h20, houve queda de energia na subestação da empresa que abastece a via neste trecho. Por este motivo, os trens da Linha 2 circularam de Pavuna a Maracanã até que a energia fosse restabelecida.

A empresa afirmou que após a interrupção do serviço, o dinheiro foi devolvido aos passageiros e todo o procedimento foi cumprido.

"A estação São Cristóvão foi fechada neste período e o dinheiro devolvido aos clientes que já haviam comprado os bilhetes para embarque. As estações não ficaram sem luz. A Linha 1 não foi afetada e opera normalmente.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Trem: Vice-presidente da Comissão de Transporte da Alerj pede ao MP intervenção de serviços da SuperVia

Fonte: O Globo

Diante dos inúmeros incidentes ocorridos com trens, onde inclusive usuários ficaram feridos, o vice-presidente da Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa, deputado Dionísio Lins (PP), entra na tarde de hoje, com uma representação junto ao Ministério Público (MP) solicitando a intervenção de serviço na SuperVia, além do cancelamento da prorrogação do contrato.

- O que vem ocorrendo é um absurdo. Quase toda semana temos notícias de que um trem teve problema em um ramal, gerando atraso e constrangimento aos usuários. Isso precisa ter um fim - disse.

O documento pede ainda que a SuperVia encaminhe para a Comissão em um prazo de 15 dias, um relatório constando o quanto a empresa arrecadou desde o início do ano, e quanto e onde foi aplicada essa verba.

- Queremos saber também que tipo de melhorias foram proporcionadas aos usuários - disse. Dionísio pede ainda que seja criada uma comissão de trabalho, que seria composta por um membro do Ministério Público, um do Executivo estadual e um da Agestranp.

Trem: Conselheiro da Agetransp não acredita em falha humana no acidente com trem da SuperVia

Fonte: O Globo

O conselheiro Herval Barros, da Agência estadual de Transportes (Agetransp), prevê que a comissão instaurada para apurar o incidente de hoje com um trem da SuperVia conclua a instrução do processo entre 15 e 20 dias. Herval Barros, no entanto, acredita que na próxima segunda-feira haja algum esclarecimento sobre a causa do acidente. Embora ainda não possa chegar a conclusões, o conselheiro, que esteve no local, não crê que tenha havido falha humana:

- Se o maquinista estivesse em alta velocidade, os estragados seriam muito maiores - disse ele.

A princípio, segundo o conselheiro, poderia ter ocorrido falha técnica, do trem ou do aparelho de mudança de via.

Trem: Agetransp abre processo para apurar descarrilamento de trem em Deodoro

Fonte: O Globo

O Conselho Diretor da Agetransp determinou a abertura de processo regulatório específico para apurar o descarrilamento ocorrido na manhã desta sexta-feira com um trem da SuperVia na estação de Deodoro, através de uma comissão criada exclusivamente para a investigação do caso. O conselheiro Herval Barros está no local, acompanhando as providências que estão sendo tomadas.

Trem: Revoltados e em pânico, passageiros relatam a experiência vivida no descarrilamento do trem

Fonte: O Dia

Após o acidente com o trem descarrilado da Supervia, passageiros relataram os momentos de pânico que mais uma vez passaram em uma composição da empresa. Alguns, revoltados, chegaram a apedrejar o trem destruído.

" As portas estavam abrindo do lado errado nas estações. O Maquinista estava em alta velocidade e deixou de abrir as portas em duas estações. Ele agiu de forma irreponsável e poderia ter provocado uma tragédia", contou a técnica de enfermagem Daniele Santos de Souza, de 29 anos, que viajava no vagão que tombou.

A perícia realizada pelo Instituto Carlos Éboli (ICE) constatou que quatro vagões da composição foram danificadas. O local já foi liberado e o trem será rebocado para uma área de manutenção da SuperVia, em Deodoro.

Revoltados, alguns passageiros disseram que o trem parecia não ter controle.

"Parecia um filme de terror. A composição estava trafegando em alta velocidade e completamente descontrolada. Muita gente achou que o trem estivesse desgovernado. Os vagões balançavam e faziam barulho em cada curva. Foi uma experiência horrível", disse o vendedor David Dória, de 24 anos.

Após sofre escoriações no pescoço, o balconista Carlos Bunamar, de 32 anos, teve que ser amparado por outros passageiros para sair de um dos vagões.

" Estava na porta do vagão e quase fui arremessado para fora quando o trem começou a tombar. Graças a Deus fui seguro por um outro passageiro. O maquinista parecia desorientado. Ele abria as portas no lado errado e não parou nas estações da Vila Militar e em Realengo", contou o balconista.

Trem: Pelo menos 58 pessoas ficaram feridas no descarrilamento de trem da Supervia

Fonte: O Globo

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil divulgou que pelo menos 58 pessoas ficaram feridas com escoriações leves no descarrilamento de trem da SuperVia, ocorrido na manhã desta sexta-feira, em Deodoro. No Hospital Carlos Chagas, duas pessoas deram entrada. No Getúlio Vargas, foram nove pacientes. Já no Albert Schweitzer apareceram 47 vítimas do acidente. A maioria deles permanece nas unidades, em observação.

Trem: Vítimas do acidente em Deodoro prestam queixa na delegacia contra a SuperVia

Fonte: O Globo

Cerca de 40 pessoas, passageiros dos três vagões que descarrilaram em Deodoro na manhã desta sexta-feira, formam fila na porta da 33ª DP (Sulacap) para registrar queixa contra a concessionária SuperVia. Alguns contam que foram furtados durante o acidente e muitos estão com ferimentos leves. Um policial militar que estava no trem teve a farda, que estava numa bolsa, e a carteira funcional furtadas. Os passageiros estão revoltados porque o delegado de plantão não quer registrar as ocorrências, alegando que não houve crime. Os passageiros, no entanto, afirmam que durante a viagem o maquinista deu sinais de que estava sonolento ou com algum problema de saúde. Eles dizem que, inclusive, funcionários da SuperVia foram negligentes e agressivos com as vítimas.

Trem: Composição do ramal Santa Cruz descarrila

Trem da Supervia descarrila na Estação de Deodoro
Fonte: O Dia

Os problemas parecem não ter fim na Supervia. Na manhã desta sexta-feira, um trem que seguia de Santa Cruz, na Zona Oeste, para a Central do Brasil com 1,8 mil pessoas descarrilou na Estação de Deodoro, na Zona Norte. Houve pânico e muitas pessoas tiveram que andar pelos trilhos em busca de socorro.



De acordo com testemunhas, o maquinista vinha em alta velocidade, não teria conseguido fazer uma curva e atingiu um poste. O condutor, segundo passageiros, estaria desorientado e o acidente teria sido causado por falha humana e não mecânica.

"A circulação foi suspensa por volta das 6h10m devido ao descarrilamento do trem prefixo US 108, que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil, quando chegava à estação Deodoro", disse a Supervia através de nota.

A Supervia confirmou que a composição deu problemas, mas não informou as causas. Membros do Corpo de Bombeiros do quartel de Guadalupe foram para o local e prestaram assistência aos feridos - o número total de vítimas com ferimentos leves chegou a 25. Alguns foram atendidos no local e outros levados para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal.

Usuários, revoltados, chegaram a apedrejar a cabine do maquinista. Na linha férrea, além de dezenas de curiosos, passageiros caminharam em direção à estação de Deodoro. Passageiros contaram que a composição apresentou problemas desde a saída - portas estavam abrindo do lado errado nas estações. O Maquinista fugiu, o ramal chegou a suspender o tráfego, mas já voltou ao normal.

A perícia realizada pelo Instituto Carlos Éboli (ICE) constatou que quatro vagões da composição foram danificadas. O local já foi liberado e o trem será rebocado para uma área de manutenção da SuperVia, em Deodoro.

Trem da SuperVia descarrila na estação de Deodoro
Fonte: O Globo

Um trem que seguia de Santa Cruz, na Zona Oeste, para a Central do Brasil, descarrilou por volta das 6h10m, perto da estação de Deodoro, na Zona Norte. Segundo a CBN, os bombeiros teriam informado que quinze pessoas ficaram feridas no acidente, mas a SuperVia não confirma a informação. O tráfego no ramal de Santa Cruz foi interrompido por cerca de duas horas e só foi retomado, usando uma via alternativa, por volta das 8h. Os intervalos ainda não foram normalizados. Nos demais ramais, a circulação não foi comprometida.



A SuperVia informou que os passageiros que estavam a bordo do trem vão ganhar um vale viagem. Estima-se que a composição transportava em média 1.800 pessoas. No descarrilamento, dois vagões do veículo tombaram e atingiram um poste. Ambulâncias do quartel do Corpo de Bombeiros de Guadalupe e o Batalhão de Choque estão no local.

Segundo os passageiros, várias pessoas tiveram ferimentos, como fraturas e cortes. Muitos abandonaram os trens, seguiram a pé pela linha até a estação e reclamaram da SuperVia. Segundo eles, nenhum funcionário da concessionária apareceu local para dar informações até o momento. Quem não se feriu precisam de um documento para justificar atrasos e falta ao trabalho.

Segundo o Radar Rj, o atraso teria provocado acúmulo de passageiros e confusão nas estações Mangueira e Campo Grande.

Trem: Acidente com trem em Deodoro deixa passageiros feridos

Fonte: G1

Três ambulâncias do quartel do Corpo de Bombeiros de Guadalupe foram chamadas para atender vítimas de um acidente de trem na estação de Deodoro, no subúrbio do Rio, na manhã desta sexta-feira (16). De acordo com os bombeiros, o trem que estaria seguindo para Santa Cruz descarrilou e tombou nos trilhos.

A SuperVia confirma que houve um acidente na estação de Deodoro, mas não ratifica se o problema foi um descarrilamento, como informaram os bombeiros.
Outras três ambulâncias, segundo os bombeiros, foram solicitadas para o local. Ainda não se sabe quantos passageiros ficaram feridos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Defeito em trem para Linha 2 do metrô por 40 minutos

Fonte: O Globo

A circulação de trens na Linha 2 parou no início da noite desta quarta-feira durante 40 minutos. Uma composição que não conseguiu dar a partida na estação Thomaz Coelho, no sentido Pavuna, provocou reflexos nas duas linhas, que desde dezembro estão conectadas. A venda de bilhetes nas estações da Linha 2 chegou a ser interrompida até que os trens voltassem a circular, às 18h55m.

A economista Paula de Lima Mota, não conseguiu embarcar na estação Carioca. Ela voltava para a casa por volta das 18h45m.

- Metade das roletas estavam trancadas. A plataforma estava superlotada. Comprei o bilhete e ninguém me avisou nada. Só descobri lá dentro da estação. Voltei para pegar o meu dinheiro de volta, mas foi uma dificuldade - conta.

De acordo com a concessionária Metrô Rio, todos os passageiros que aguardavam o embarque nas plataformas da Linha 2 puderam optar pela devolução das passagens em dinheiro. Os passageiros da composição que apresentou problemas foram obrigados a desembarcar para que o trem fosse rebocado.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Trem: composição apresenta problemas na estação do Engenho de Dentro

Fonte: O Dia

Um trem enguiçou a cerca de 100 metros após deixar a estação do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, no sentido Central do Brasil. Passageiros foram obrigados desembarcar e trafegar pela linha.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Trem: Prefeitura recomenda trens como alternativa para passageiros da Zona Oeste

Fonte: O Globo

A Secretaria Municipal de Transportes recomenda aos passageiros prejudicados pela greve de ônibus - especialmente os que seguem para Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste - que utilizem os trens da SuperVia e o transporte alternativo regulamentado para voltarem para casa, nesta segunda-feira. A Secretaria cobrou da direção da Rio Ônibus, sindicato das empresas, empenho para recolocar os ônibus nas ruas. Pela manhã, o movimento prejudicou cerca de 120 mil passageiros .

Santa Cruz e Campo Grande foram os bairros mais afetados pela paralisação de quase 100% dos 1.300 ônibus das frotas das empresas Jabour, Pégaso e Transportes Zona Oeste. Segundo levantamento da Coordenadoria Regional de Transportes da Zona Oeste, as empresas Andorinha, Campo Grande e Bangu conseguiram retirar parte da frota (cerca de 20%) das garagens, o mesmo não acontecendo com a Viação Ocidental e a Real, que opera no Centro e áreas da Zona Sul.

O Metrô Rio registrou aumento de 12 mil passageiros (7,4%) devido à greve. A concessionária suspendeu em todas as estações das linhas 1 e 2 a venda de bilhetes para as linhas: Barra Expresso, Oeste Expresso 1 e 2 , Del Castilho/Alvorada e 591 A Cardeal Arcoverde. As demais operam com intervalos irregulares. Os passageiros estão sendo informados sobre a paralisação dessas linhas através de avisos sonoros nas estações. As linhas Metrô Na Superfície Botafogo/Gávea e Ipanema/General Osório-Gávea, administradas pela empresa metroviária, operam normalmente.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Metrô: Linhas de integração Metrô Expresso suspensas em decorrência da greve de ônibus

Fonte: O Dia

As linhas de integração Metrô Expresso foram temporariamente suspensas na manhã desta segunda-feira em decorrência da greve de rodoviários no Rio. As linhas 1 e 2 do ônibus 591 (Shopping Nova América-Del Castilho), assim como o Oeste Expresso (Coelho Neto-Zona Oeste) não estão funcionando.

O Metrô informou também que as linhas de Metrô na Superfície Ipanema/General Osório - Gávea e Botafogo-Gávea operam normalmente nesta manhã.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Metrô-Rio se compromete a melhorar serviços

Fonte: O Globo

RIO - A concessionária Metrô-Rio se comprometeu a melhorar os serviços prestados aos seus usuários, num documento firmado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital. O procedimento foi resultado da ação civil pública ajuizada em fevereiro deste ano, depois de uma série de problemas, entre eles superlotação de composições, atrasos, panes técnicas e calor dentro dos trens. Em 15 de março, em caráter liminar, a Justiça já havia ordenado a solução de todos os problemas em um prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A concessionária vai depositar R$ 1 milhão, por um período de dois anos, para a reparação de danos materiais e morais causados aos usuários por atrasos ou má prestação do serviço relacionados à superlotação ou por descumprimento das cláusulas do TAC.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), homologado pelo juízo da 6ª Vara Empresarial da Comarca da Capital, foi assinado pelo promotor de Justiça do MP Carlos Andresano Moreira, pelo diretor-presidente da metrô-Rio, José Gustavo de Souza Costa, e pelo diretor de Relações Institucionais da empresa, Joubert Fortes Flores Filho. Para o descumprimento de cada item do acordo foi estipulada uma multa diária de R$ 10 mil.

Segundo o MP, a empresa se compromete a adotar imediatamente medidas para evitar a superlotação das composições, informando quando a lotação estiver esgotada através de avisos sonoros e/ou visuais próximos à bilheteria e interrompendo a venda de passagens até que se dê vazão ao número de usuários existentes nas estações. "Caberá à empresa, ainda, executar programa de revisão do sistema de ar condicionado de toda a frota e garantir a manutenção de suas composições, colocando-as sempre em bom estado de conservação e em quantidade suficiente à prestação das atividades. Ela deverá retirar imediatamente de circulação toda e qualquer composição que precise de reparos", diz o MP, em nota.

A Metrô-Rio também deverá informar sobre qualquer atraso ocorrido, bem como seus motivos, tanto nas composições quanto nas estações, fornecendo uma previsão mínima para o restabelecimento do serviço. Eventuais problemas técnicos deverão ser informados de forma adequada e eficiente por funcionários ou através de sistema de som sempre que houver paralisação inesperada de seus serviços, evitando o pânico entre os passageiros.

Até a vinda dos novos trens, a Metrô-Rio terá ainda que interromper qualquer propaganda do serviço metroviário que induza o consumidor a entender que a união entre as linhas 1 e 2 proporcionou aumento na quantidade de lugares. O termo de ajustamento de conduta estabelece ainda que a concessionária finalize a construção da estação Cidade Nova em até 12 meses.

Trem: Supervia incentivando a prática de esportes

Na última segunda, dia 05/04, o trem que saiu da Central do Brasil em direção a Santa Cruz no horário das 18:50 apresentou uma grande surpresa para os seus passageiros.

Mostrando toda sua preocupação com o bem estar dos passageiros, a Supervia instalou uma piscina dentro do tren coreano que realizava a viagem naquele dia.

Seguem as fotos
















E se você acha que acabou por ae, está muito enganado. Mostrando todo o potência da cidade, os passageiros que desembarcavam na estação de Realengo ainda poderiam praticar Canoagem de Velocidade nas ruas em volta do Campo de Marte (o acesso com maior quantidade de passageiros da estação Realengo).




Os passageiros que não quiseram praticar a canoagem, ficaram ilhados no viaduto que corta a linha férrea.

Para quem não conhece a região, pode clicar no link do Google Maps para ter uma idéia.

A estação de Realengo possui dois acessos. Um pela rua Marechal Joaquim Inácio e outro pela Praça do Campo de Marte. Sendo este último o que possui o maior número de usuários.

A rua paralela a linha férrea e a rua Marechal Soares Andréia costumam alagar constantemente obrigando os passageiros a ficarem aguardando o nível da água diminuir para seguirem para suas residências.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Metrô apresenta problemas na estação da Glória

Fonte: O Dia

Rio - Na manhã desta terça-feira, às 09h20, um trem que seguia na Linha 1 no sentido General Osório apresentou problema técnico no sistema de ar comprimido na estação de Glória. Os passageiros foram orientados a desembarcar, e o trem foi retirado para o Centro de Manutenção.

Um outro trem da linha 1 foi direcionado para atender os passageiros. Para evitar o acumulo de pessoas nas estações, a concessionária interrompeu a venda de bilhetes em toda Linha 1 por 5min. A operação de substituição dos trens durou 24min.O tráfego de trens nas Linhas 1 e 2 não chegou a ser interrompido.A situação já foi normalizada e os intervalos estão em torno de 6 min30s.

A empresa faz inspeção dos equipamentos diariamente e a manutenção preventiva e completa dos trens depois do horário de fechamento das estações e nos horários de pouco movimento para não comprometer o atendimento à população. A empresa mantém equipes de manutenção de emergência distribuídas nas Linhas 1 e 2 , que atua quando há necessidade de reparos durante a operação.

Recentemente, a empresa duplicou as frentes de manutenção para solucionar de forma mais ágil problemas nos trens em circulação: agora, além da estação Maria da Graça e do centro de manutenção, existem frentes de manutenção avançada em Saens Pena e em Glória.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Metrô: Mais um dia de caos no Metrô do Rio

Fonte: JB

Para não fugir da rotina, os passageiros do Metrô viveram mais um dia de caos na manhã desta segunda-feira, por causa da falta de energia em várias estações da Zona Sul. o propblema ocorreu das 7h às 7h55, nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Os usuários que iam da Zona Norte para a Zona Sul foram obrigados a descer na estação Botafogo, que ficou superlotada.

Antes desse problema, as 5h40, também houve atrasos na estação do Estácio e os intervalos entre as composições chegaram a 20 minutos. Só às 7h10 esse problema foi normalizado.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Metrô: Metrô Rio chama twitteiros para discutir críticas

Fonte: O Globo

As críticas frequentes de usuários acionaram o botão de emergência da concessionária Metrô Rio. Na noite de terça-feira, quatro funcionários da empresa se reuniram com nove internautas que frequentemente criticam o serviço pelo Twitter. Na sede da empresa, no Centro, durante três horas e meia, os internautas assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento do controle operacional do metrô e ouviram explicações sobre as críticas mais recorrentes, como atrasos, superlotação, falhas no ar-condicionado e a conexão direta Pavuna-Botafogo.

Segundo o diretor de relações institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, o convite foi feito pelo próprio Twitter, usando o perfil do metrô (twitter.com/metro_rio). Há alguns meses, a concessionária contratou uma empresa para monitorar os comentários feitos pelos internautas.

Leonardo Neves, 24 anos, um dos twitteiros, ficou satisfeito com, mas disse que continuará atento aos problemas:

- Eles admitiram falhas, mas argumentaram que a frota é reutilizada. Falaram ainda sobre a dificuldade de tirar uma composição da linha. Nós entendemos, mas continuamos cobrando mudanças.

No dia seguinte ao encontro, Marcelo Santos publicou um post: "ReclameDireito: Se você entrou no @metro_rio e não tem ar-condicionado, anote o número do carro, a hora, a linha e twitte para eles." (sic)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Metrô: Curto circuito assusta passageiros do Metrô

Fonte: O Globo

Por causa de um curto circuito no motor de tração de um dos vagões de um trem da Linha 2 do Metrô, por volta das 13h20m, na Estação São Cristóvão, a transferência dos passageiros está ocorrendo na Estação Estácio desde às 13h30m. De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, no momento do incidente, não houve incêndio foi visto apenas fumaça por baixo do vagão. A energia precisou ser desligada. Ainda segundo a assessoria, o trem está sendo levado para o centro de manutenção. Logo após, o trecho Pavuna-Botafogo deverá voltar ao normal.





Crédito das fotos: @wendersan

Metrô: Trens da Linha 2 começarão a funcionar direto até Botafogo em horário integral

Fonte: O Dia

A partir da próxima segunda-feira, os passageiros da Linha 2 poderão viajar direto da Pavuna a Botafogo em horário integral, das 5h à meia-noite, durante toda a semana. Desde dezembro, o serviço era oferecido de segunda a sexta-feira até as 21h para que as obras da Estação Cidade Nova fossem aceleradas. Nos finais de semana e feriados, a operação ainda será feita com transferência no Estácio para a conclusão das obras da nova estação.

Trem: Polícia prende suspeito por incêndio em trem da semana passada

O Dia - Polícia prende nove por vandalismo em trens

A polícia fechou o cerco contra o vandalismo em trens da SuperVia. Ontem à noite, foi preso o bombeiro hidráulico Everaldo dos Santos, 36 anos, acusado de incendiar há uma semana composição na Estação de Saracuruna. Ele foi indiciado por formação de quadrilha e dano ao patrimônio público. Na terça, oito vândalos foram detidos em flagrante na estação de Madureira.

Everaldo se entregou quando já estava em andamento operação com mais de 30 homens da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), na comunidade Parque das Missões, em Duque de Caxias. Quando os policiais vasculhavam a favela, o advogado do acusado telefonou para o delegado Eduardo Freitas e, perto dali, se apresentou. Ele poderá pegar até 6 anos de prisão. A polícia também está no encalço de mais dois acusados de participar do episódio.

“A Polícia Civil vai continuar com as ações para identificar e prender quem provoca o dano ao patrimônio. É uma minoria que prejudica a coletividade”, afirma Freitas.

OITO PRESOS

Com base em investigação da SuperVia sobre vandalismo, agentes da DDSD fizeram operação em duas estações na Zona Norte. Os passageiros João Carlos dos Santos, 37; Alexandro Dias Campos, 34; Henrique Augusto Braga, 34; Rodrigo Dias de Araújo, 25; Tiago do Nascimento, 23; Alexandro Araújo do Nascimento, 25; Sthephan Macedo Santos, 23; e Fábio de Santana, 27, estão presos por vandalismo. O grupo foi flagrado travando as portas durante viagem entre Oswaldo Cruz e Madureira. Um menor, de 17 anos. foi apreendido. Eles responderão por impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro, previsto no Código Penal, e podem pegar de 2 a 5 anos de prisão.

Delegado: pito em guarda municipal

O guarda municipal João Carlos dos Santos, 37 anos, é um dos presos por vandalismo nos trens. O delegado Eduardo Freitas rebateu a alegação de que os acusados viajavam nas portas por causa de superlotação: “Não há superlotação no momento dos flagrantes”. O guarda municipal disse ter sido “imprensado” ao entrar no vagão, mas no vídeo ele aparece sozinho.

“Você é servidor público e deveria ser o primeiro a dar bons exemplos”, criticou Freitas. A Guarda Municipal abriu sindicância e informou que o funcionário poderá até ser expulso da corporação.

O Globo - Polícia prende suspeito de atear fogo em trem na estação de Saracuruna

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), prenderam nesta quarta-feira um dos homens filmados incendiando um vagão de trem do ramal Saracuruna, no último dia 25. O bombeiro hidráulico Everaldo dos Santos, de 36 anos, foi encontrado no Morro das Missões, em Caxias. O advogado dele ligou para os policiais, que o procuravam desde a divulgação das imagens da ação de vandalismo, para avisar que ele se entregaria. A polícia acredita que Everaldo tenha agido sozinho. O incêndio foi provocado durante um protesto contra a interrupção do tráfego de trens por causa de um defeito numa das composições.



Usuários viajam na porta para pegar 'ventinhos'
Agentes da DDSD também prenderam oito passageiros flagrados viajando nos trens da SuperVia impedindo o fechamento das portas. A operação, que foi feita nas estações de Oswaldo Cruz e de Madureira, foi deflagrada baseada num laudo da SuperVia sobre atos de vandalismo nos trens. Policiais civis filmaram a ação dos passageiros nas portas dos vagões em horários de grande movimento.

- A conduta de andar pendurado nas portas pode gerar um acidente ferroviário de grandes proporções - disse o delegado Eduardo Freitas.



Durante as investigações, os policiais descobriram que as pessoas admitiram que tinham o costume de andar penduradas nas portas apenas para pegar um "ventinho". Eles forçam a porta até mesmo nas composições que possuem ar-condicionado.

Entre os oito detidos ontem estão um menor e um guarda municipal, que negou que estivesse viajando na porta. Ele disse que ficou imprensado sem ter como sair do lugar.

- As imagens mostram que o trem em que ele viajava estava vazio. Eu disse para ele que, como servidor público, tinha que dar o exemplo - afirmou o delegado.

Todos os detidos foram autuados com base no artigo 260 do Código Penal (impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro, praticando atos que possam promover desastres). Eles podem ser condenados a uma pena que varia de dois a cinco anos de reclusão.

Bom Dia Rio - Suspeito de ter ateado fogo em trem da SuperVia semana passada é preso

Um dos suspeitos de por fogo em um trem da SuperVia em Saracuruna na semana passada foi preso nessa quarta-feira (31) em Duque de Caxias, na Baixada. Ele foi identificado com a ajuda de imagens feitas por telefones celulares.

Everaldo dos Santos se entregou quando os policiais faziam uma operação para tentar prendê-lo. Ele é bombeiro hidráulico e tem 37 anos. O mandado de prisão foi expedido depois que a mãe dele prestou depoimento e confirmou que Everaldo era um dos homens que colocou fogo em uma vagão do trem da SuperVia, no último dia 25.

A população também ajudou. Foi com as imagens que os usuários fizeram, com telefones celulares, que a policia identificou os três homens que participam do crime.

Na última quinta-feira (25), a estação de Saracuruna foi depredada. Os tumultos começaram depois que um trem enguiçou. Segundo a concessionária, o problema pode ter sido causado por sabotagem. Cabos que transmitem energia de um vagão para o outro teriam sido desconectados.

Quem participou da ação poderá responder por formação de quadrilha, dano ao patrimônio e incêndio. As penas podem chegar até oito anos de cadeia.
Os outros dois homens que ajudam a colocar fogo no vagão também já estão identificados.
Um deles teria fugido para Minas Gerais. O delegado que cuida do caso, Eduardo Freitas, disse que as buscas aos dois continuam, e também que deve intensificar o trabalho de repressão a qualquer tipo de vandalismo nas linhas de trens.

“Pessoas que insistirem em cometer esse tipo de vandalismo ao transporte público, especificamente ao transporte ferroviário, vão ser punidas no rigor da lei: vão ser presas, vão responder a um processo criminal e tudo mais que a lei autorizar e determinar”, afirmou.

Nossa equipe não teve acesso ao depoimento de Everaldo.